keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Autor de Camboriú publica livro sobre a história da Limeira

 Aos 66 anos de idade, o camboriuense João Calixto Faqueti acaba de publicar seu primeiro livro. “Além da linha de Limeira” é resultado de quase dois anos de pesquisa e conta da povoação italiana na localidade de Limeira, no interior de Camboriú. Na obra, o autor reúne registros e memórias de famílias que contribuíram de diferentes maneiras com a formação das tradições e o desenvolvimento da cidade ao longo dos últimos 130 anos. O lançamento foi realizado no domingo, dia 28, durante a celebração da missa na Igreja de São Sebastião – na própria localidade de Limeira.

“Meu objetivo foi resgatar a história da Limeira, do povo e, sobretudo, da igreja. Porque não é possível separar da bagagem de bens imateriais trazida pela imigração italiana a forte herança da religiosidade”, comenta o autor. Para reunir todas as informações, Calixto estima ter percorrido 8.600 quilômetros em visitas a nove cartórios de diferentes municípios, além de arquivos históricos – públicos e particulares – e entrevistas com descendentes das famílias citadas na obra.

Ele comenta que entre as principais heranças deixadas pelos italianos que ajudaram a povoar Camboriú – além da forte tradição católica – está o amor pela família e a dedicação ao trabalho. “A língua italiana não foi aprendida pelas novas gerações e se perdeu. Mas além da fé, outra tradição que permanece em Camboriú é a cultura da alimentação, com a polenta, o tortéi e a rosca de polvilho sem ovo, por exemplo”, cita.

Sem ter pensado em publicar uma obra de sua autoria, Calixto Faqueti cultivava o hábito de transcrever suas memórias. “Meus pais nasceram lá e frequento o local desde pequeno. Conheço fatos e pessoas, já que por mais de meio século fui testemunha ocular da história da Limeira”, revela. Com diversos arquivos de texto gravados em seu computador, a ideia de aprofundar a pesquisa e transformá-la em livro surgiu com o receio de que os registros se perdessem.

Agora, a história da Limeira – sua gente e sua geografia – pode ser conferida nos textos e fotos que formam as 196 páginas do livro “Além da linha de Limeira”. A publicação pode ser adquirida por R$ 35 e já está disponível na Papelaria Central, localizada na Rua Coronel Benjamin Vieira, nº 16. Em breve, também estará à venda na livraria Divino Oleiro, que fica aos fundos da Igreja Matriz da Paróquia do Divino Espírito Santo, na Rua Lauro Muller, no centro.

Outras informações e entrevistas:
João Calixto Faqueti, autor do livro “Além da linha de Limeira” – (47) 9 9715 3054

Cidades

Vídeo: Policiais ajudam cadeirante a subir rua íngreme

Os policiais estavam na rua quando perceberam a dificuldade de uma deficiente física em subir o local íngreme

Cidades

Governo estuda cinco rotas para implantação do transporte marítimo na Grande Florianópolis

Estudo ainda está na fase de modelagem, que será debatido com as prefeituras

Cidades

SC gera 25 mil empregos em setembro e obtém o melhor resultado do Sul do Brasil

Todos os setores da economia catarinense sentiram o aumento do número de postos de trabalho

Cidades

Mulher é resgatada após cair de prédio em Navegantes

A mulher estava caída na marquise do prédio quando os socorristas chegaram

Mais notícias