keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Ataque hacker deixa postos da Grande Florianópolis sem gasolina

Mais de 100 postos foram afetados pelo ataque hacker

X
Foto: Pixabay/Divulgação

Um ataque hacker no sistema de informática do grupo Ultrapar, dono da rede Ipiranga, na segunda-feira (11), deixou na terça-feira (12) e nesta quarta-feira (13), postos de gasolina da Grande Florianópolis sem combustíveis.  Por conta disso, a companhia esteve impedida de fazer novos pedidos às distribuidoras.

O vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis (Sindópolis), Joel Fernandes, explica que a situação afetou cerca de 100 postos somente na Grande Florianópolis. A situação, no entanto, deve ser normalizada a partir desta quarta. Fernandes explica que a equipe de tecnologia da Ultrapar desenvolveu um canal alternativo para emissão de notas e pedidos para as distribuidoras, o que permitiu que os postos voltassem a comprar e receber combustíveis vindo da base de Itajaí. As entregas a partir de Biguaçu ainda não foram retomadas. Diante desse cenário, ele estima que ainda seja necessário de um a dois dias para normalizar o abastecimento nos postos da rede na região.

O presidente explica que por estarem perto de bases de distribuidoras como a de Biguaçu, postos da região costumam trabalhar com estoques menores e, por isso, sentem mais diretamente efeitos de interrupções de abastecimento. “É um prejuízo porque as vendas param, mas as despesas continuam. Tudo isso em um momento complicado por causa da pandemia”, pontua o dirigente.

A Ultrapar divulgou uma nota ainda na terça-feira confirmando o ataque cibernético e informando que a empresa estava atuando para normalizar as operações. A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) também emitiu uma nota nesta quarta-feira informando que o sistema da rede Ipiranga voltará à normalidade nesta quarta-feira, o que deve regularizar o abastecimento dos postos também nesta data.

Fonte: NSC

Geral

Audiência na Celesc discute investimentos na ampliação da rede em Itapema

Vereadores de Itapema conferiram o cronograma da obra da nova subestação elétrica de Itapema

Geral

Delegado diz que perícia definirá se acidente com ônibus em Guaratuba foi falha humana ou mecânica

Se houve falha mecânica, os responsáveis pela viagem e pelo ônibus podem ser responsabilizados.

Geral

Enxurrada em Guabiruba afeta 2 mil pessoas e prefeitura decreta situação de emergência

No total a enxurrada somou R$ 530 mil de prejuízos públicos até o momento.

Geral

VÍDEO: Vestido de profeta, homem grita versos bíblicos pelas ruas de Nova Trento

Conforme a Polícia Militar, esse homem já caminha pelas ruas de Nova Trento a aproximadamente um ano

Geral

Guarda Ambiental já atendeu mais de 50 ocorrências de maus tratos em BC

A guarnição de maus tratos atende dentro da Guarda Municipal pelo telefone 153.

Mais notícias