keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Após 30 anos, Collor pede ‘desculpas aos brasileiros por confisco da poupança’

Senador virou um dos assuntos mais comentados na internet

9330186c46e9bfb351f148a0b1411cad Visor Notícias

O ex-presidente Fernando Collor, utilizou o Twitter nesta segunda-feira (18), para pedir desculpas aos brasileiros pelo confisco das poupanças anunciado em 16 de março de 1990. “Pessoal, entendo que é chegado o momento de falar aqui, com ainda mais clareza, de um assunto delicado e importante: o bloqueio dos ativos no começo do meu governo. Quando assumi o governo, o país enfrentava imensa desorganização econômica, por causa da hiperinflação: 80% ao mês!”, iniciou Collor.

“Os mais pobres eram os maiores prejudicados, perdiam seu poder de compra em questão de dias, pessoas estavam morrendo de fome. O Brasil estava no limite! Durante a preparação das medidas iniciais do meu governo, tomei conhecimento de um plano economicamente viável, mas politicamente sensível, com grandes chances de êxito no combate à inflação. Era uma decisão dificílima. Mas resolvi assumir o risco. Sabia que arriscava ali perder a minha popularidade e até mesmo a Presidência, mas eliminar a hiperinflação era o objetivo central do meu governo e também do País. Acreditei que aquelas medidas radicais eram o caminho certo. Infelizmente errei. Gostaria de pedir perdão a todas aquelas pessoas que foram prejudicadas pelo bloqueio dos ativos. Eu e a minha equipe não víamos alternativa viável naquele início de 1990. Quisemos muito acertar. Nosso objetivo sempre foi o bem do Brasil e dos brasileiros”, defendeu. A publicação de Collor repercutiu na internet nesta segunda.

O bloqueio dos saques acima de 50.000 cruzados novos em aplicações financeiras, cadernetas de poupança e contas-correntes era parte do Plano Collor 1. Anunciado pela ministra Zélia Cardoso de Mello (Fazenda), prima do então presidente, o objetivo do projeto era reduzir a inflação de cerca de 84% ao mês com o enxugamento de dinheiro em circulação. O plano foi o 4º em 5 anos e incluía outras medidas, como a troca de moeda de cruzado novo para cruzeiro. Os 3 projetos anteriores já haviam fracassado. Até hoje, 30 anos depois, pelo menos 144 mil pessoas ou herdeiros ainda podem pedir compensação financeira à Justiça. Os impactos da medida foram além da economia: há registros de suicídios por conta do confisco da poupança. Fernando Collor de Mello foi o 1º presidente eleito depois da redemocratização. O mandato durou de 15 de março de 1990 a 29 de dezembro de 1992, quando enviou carta de renúncia ao Senado no dia da votação do impeachment. O objetivo dele era sair por conta própria, sem perder direitos políticos. No entanto, a votação prosseguiu e a Casa aprovou a cassação de direitos. Elegeu-se senador por Alagoas duas vezes, em 2006 e 2014.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Brasil

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

Inscrições poderão ser feitas de 5 a 12 de abril

Brasil

Viradouro é campeã do Carnaval do Rio de 2024

Escola levou para a Marquês da Sapucaí o enredo “Arroboboi, Dangbé”; é o terceiro título da agremiação

Brasil

Rio do Sul enfrenta nova enchente e monta abrigos para população

O nível do rio alcançar 7,59 metros no final da manhã

Brasil

Obra para remover sal da água do mar pode danificar cabos submarinos e deixar Brasil sem internet

Operadoras temem que usina danifique cabos de telefonias que partem da Europa e África para Fortaleza

Brasil

STF conclui julgamento a favor do piso da enfermagem no setor público

Pagamento do piso no setor privado fica condicionado a negociação

Mais notícias

Segurança

Homem é preso por ameaçar mãe com faca em Rio do Sul

Segundo a Polícia Militar, a mãe recusou a fornecer R$ 50 para o filho recuperar um celular empenhado por uma dívida relacionada a drogas

Segurança

Cadáveres enrolados em lonas são encontrados em estrada de Itapoá

Uma das vítimas sofreu uma perfuração por faca e múltiplas fraturas pelo corpo, enquanto a outra tinha fraturas graves na cabeça