keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Alerta: Adolescentes cheiram pó de corretivo em escolas de SC para cumprir desafio na internet

Nova 'Trend' entre os adolescentes é cheirar pó de corretivo em escolas

trend Visor Notícias

Cheirar o pó do corretivo na sala de aula. Essa seria a nova ‘moda’ da vez entre estudantes, que aceitam participar de um ‘desafio’ e depois publicam o vídeo nas redes sociais, principalmente no Tik Tok, Facebook e Twitter. A situação tem preocupado muitas famílias que já relataram a situação em diversas escolas do Brasil.

Os alunos usam corretor líquido, deixam secar e depois cheiram. Segundo médicos, a inalação do produto pode causar danos às mucosas do nariz e agravar quadros de rinite ou sinusite, além de haver risco de intoxicação. As punições em escolas que tem descoberto o ato também são relatadas pelos estudantes menores de idades. Os posts citam expulsões, processos e até a presença de policiais em colégios de estados como São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina.

Por conta da prática estar se espalhando cada vez mais, muitas unidades escolares já publicaram alertas sobre a situação e avisaram os pais para ficarem atentos, principalmente às redes sociais dos filhos. Diretor da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia Cérvico-Facial (Aborl-CCF), Macoto destacou que “toda substância estranha ao nosso corpo que entra no nariz pode produzir algum mal”. “Em condições normais, a inalação de partículas de poluição ocorre em pequena quantidade, portanto o nariz consegue remover adequadamente estas partículas. Entretanto, nesta prática de inalar pó de corretivo, a quantidade de partículas é muito maior, então nariz pode não conseguir depurar completamente essa quantidade aspirada”, disse.

Entre os ingredientes mais comuns na composição do corretivo líquido estão substâncias como óxido de titânio, responsável pela cor branca na maioria das tintas, e etanol, que funciona como um solvente, garantindo a secagem rápida do produto. Segundo ele, eventuais efeitos psicoativos do produto no organismo dependem da fórmula de cada produto.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Ônibus escolar é arrastado pela correnteza em SC

O veículo transportava cinco alunos na tarde desta quinta-feira (02)

Segurança

Idoso morre após carro ser levado pela correnteza em SC

Motorista teria tentado passar em uma pequena ponte quando foi arrastado pela correnteza

Segurança

Colisão entre bicicleta automóvel resulta em menor ferida em Itapema

Ciclista sofreu corte na face, língua, além de escoriações no braço e perna esquerdos

Segurança

Homem é preso por roubo de carga de vinho argentino em SC

A operação foi coordenada pela Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da DEIC

Mais notícias

Saúde

Secretaria da Saúde libera vacina contra a gripe à população de SC maior de 6 meses de idade

O objetivo é reduzir o número de hospitalizações e casos graves da doença

Geral

Chuvas causam danos em 19 cidades e já contabilizam 37 desalojados em SC

O desalojados estão em Praia Grande, São Joaquim, Orleans e São João do Sul