keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Aço é transformado em arte e conquista construtoras do Litoral de SC

Ibanor Ferrazzo conta que conversa até com o aço para desenvolver a obra de arte

Ibanor Visor Notícias
Foto: Junior Lara/Visor Notícias

Na fábrica Arte e Esitlo, em Porto Belo, entre as faíscas e o som do aço sendo moldado, está Ibanor Ferrazo, um artista não convencional cuja paixão pelo metal transformou sua vida e a paisagem urbana da região. Com mais de 30 anos de carreira, Ibanor começou sua jornada no mundo da metalurgia de uma forma um tanto peculiar: a partir de uma máquina de moer café na casa de sua mãe. Aquela vibração inesperada acendeu uma centelha que iria definir seu caminho como artista.

Em sua fábrica, localizada no bairro Perequê, ele conversa com os aços, criando não apenas objetos, mas verdadeiras obras de arte que hoje adornam diversos empreendimentos pelo Litoral de Santa Catarina. Cada peça é o resultado de um diálogo íntimo com o material, uma habilidade que Ferrazzo cultiva e aprimora desde a infância, quando já construía seus próprios brinquedos de metal.

O ponto de partida para Ferrazzo não foi imediato, mas uma descoberta progressiva. Após realizar um curso de mecânica e trabalhar como torneiro ferramenteiro, foi na serralheria que ele finalmente encontrou sua verdadeira vocação. “No meio dos metais, eu me transformo”, revela o artista. Esta conexão com o material é tão profunda que Ferraço descreve como se os metais realmente ‘entendessem’ suas intenções.

O processo criativo começa com uma ideia, muitas vezes nascida de um desafio proposto por um cliente que deseja algo único, como uma porta diferenciada ou um design que ninguém mais conseguiu realizar. Esses projetos são esboçados inicialmente no papel e, após cuidadosa seleção de materiais, passam para a fase de produção sob a supervisão direta de Ferraço e sua equipe, incluindo um engenheiro que auxilia na concretização dos designs.

No coração da fábrica, tem um espaço especial onde nascem as ideias, Ibannor encontra sua inspiração no amor e na determinação. “Quando você quer realmente algo, o universo conspira a favor”, afirma ele, destacando que a paixão é a verdadeira base de seu trabalho. Ao seu lado, sua esposa Ana, que também é sua parceira de longa data na jornada criativa, traz inspiração adicional para o dia a dia no ateliê.

Em Porto Belo, suas criações continuam a enriquecer espaços e a inspirar aqueles que reconhecem a beleza e a funcionalidade do trabalho manual e artístico.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

Empresa apresenta grua de 32 metros e elevador que sobe 30% mais rápido na obra

Uma das novidades é o elevador de cremalheira, que tem um sistema inteligente de velocidade. Ele sobe até 30% mais rápido até o topo da obra

Mercado Imobiliário

Casas de ‘isopor’ são alternativas de obras rápidas com custo baixo em SC

Esse modelo construtivo, além de ser econômico, oferece conforto acústico e térmico

Mercado Imobiliário

Obras de infraestrutura e novos empreendimentos impulsionam mercado imobiliário de Porto Belo

Entre 2021 e 2023, o valor médio do metro quadrado da cidade valorizou mais de 70%

Mercado Imobiliário

Empreendimento em Porto Belo alcança VGV de R$ 350 milhões em 90 dias

Nos três primeiros meses de lançamento, o Lagom Perequê vendeu 81% das unidades disponíveis. Sucesso levou a antecipação da abertura de vendas de uma torre

Mais notícias

Geral

Rio do Sul registra a primeira enchente do ano após fortes chuvas no Vale do Itajaí

Acumulado deve chegar a 200 milímetros na cidade, superando o esperado pela Defesa Civil

Segurança

Operação interestadual recupera computador furtado em aeroporto de SC

Criminosos foram presos em flagrante ao desembarcarem em São Paulo