keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Acessibilidade é ampliada na rede municipal de ensino de São José

Na parte arquitetônica, a acessibilidade se dá em diversos níveis, como rampas, a largura das portas, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e até elevadores.

X
Foto: Divulgação

A acessibilidade é uma prioridade da Secretaria Municipal de Educação nas obras realizadas na rede municipal de ensino de São José. Seja na construção de novas unidades ou na reforma de escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs), o objetivo é que os espaços apresentem e assegurem condições de acesso a todas as pessoas.

Acessibilidade, como descreve a legislação brasileira, é a possibilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida usufruir dos ambientes e das relações sociais com segurança e autonomia. Na parte arquitetônica, a acessibilidade se dá em diversos níveis, como rampas, a largura das portas, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e até elevadores.

Mas a acessibilidade não se resume à estrutura física. Por isso, a Secretaria de Educação desenvolve ações como forma de desenvolver uma cultura de valores inclusivos na escola. “Entre os muitos papéis da escola, um deles é promover a inclusão social, que traz na sua competência a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência. Ao evidenciar as diferenças e mostrar que elas fazem parte do cotidiano, se consegue agregar conceitos e promover uma melhor qualidade de vida”, ressalta a secretária de Educação, Lilian Sandin Boeing.

“O compromisso com a Educação parte da premissa de que os educandos possuem diversos perfis e, ao se reconhecer as diferenças e as necessidades de cada um, se consegue planejar atividades que possam atender essas especificidades. Assegurar, criar, desenvolver, se comprometer, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar, entre outras linguagens, proporciona que o sistema educacional seja inclusivo em todos os níveis de aprendizado ao longo da vida”, explica a diretora de Ensino, Cláudia Regina Macário.

“É com essa linha de pensamento que abraçamos a acessibilidade em seus inúmeros aspectos, visando o pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania. Não importa quem seja nossos estudantes, eles devem estar preparados para receber os bens da sociedade”, complementa a secretária Lílian.

Fonte: Visor Notícias

Utilidade Pública

BR-282 na Grande Florianópolis terá interrupções no fluxo para corte de árvores

Os trabalhos acontecem de segunda a sábado em vários pontos entre os km 30 e 60 da rodovia

Utilidade Pública

Certificação reconhece a Águas de Bombinhas como ambiente seguro contra a Covid

Os cuidados básicos com os moradores e colaboradores são primordiais

Utilidade Pública

São José já vacinou 95% dos idosos entre 65 e 66 anos contra a Covid-19

O Município já bateu todas as metas de cobertura vacinal com a primeira dose, das faixas etárias acima de 90 anos, de 85 a 89 anos, de 80-84 anos, de 70 a 79 anos e agora de 65 e 66 anos.

Utilidade Pública

Pavimentação asfáltica na rua 440 deve ficar pronta em até 15 dias, no Bairro Morretes, em Itapema

Na obra de 1600 metros também estão previstos a recomposição de meio-fio e padronização de calçadas.

Utilidade Pública

Governo de SC anuncia quase R$ 10 milhões investimento nas escolas

O valor será distribuído às 1.064 unidades escolares da rede estadual para compra de materiais e serviços cotidianos, beneficiando cerca de 540 mil alunos.

Mais notícias

Geral

Alterações de trânsito na Marginal Oeste em Itapema são adiadas para próxima segunda-feira

Além disso, a rua 414 será sentido bairro Morretes e a rua 416 sentido Marginal Oeste

Turismo

Mirante do Encanto completa nove anos nesta terça-feira

Mirante do Encanto tem 26 metros de altura e sua base está 130 metros acima do nível do mar