keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Caixa libera FGTS para vítimas das enchentes no RS

A retirada só será permitida aos residentes de municípios que decretaram estado de calamidade pública ou situação de emergência

WhatsApp Image 2024 05 04 at 07.08.11 Visor Notícias
Imagem Ilustrativa

Em resposta às severas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, a Caixa Econômica Federal anunciou a liberação do Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os moradores das áreas afetadas. Esta medida oferece um alívio financeiro àqueles que foram atingidos diretamente pelos temporais devastadores, que já causaram a morte de pelo menos 39 pessoas e deixaram 68 desaparecidos.

De acordo com a Agência Brasil, os beneficiários elegíveis poderão acessar os recursos diretamente pelo aplicativo FGTS. No entanto, a retirada só será permitida aos residentes de municípios que decretaram estado de calamidade pública ou situação de emergência, devidamente reconhecidos pelo governo federal. As prefeituras das cidades impactadas fornecerão à Caixa a declaração das áreas que sofreram com o evento climático extremo.

Em nota, a Caixa Econômica afirmou que técnicos serão enviados às regiões atingidas para colaborar com as autoridades locais e facilitar o processo de saque, garantindo que os recursos cheguem rapidamente aos que mais precisam.

Além disso, a Caixa anunciou a suspensão de três meses nos pagamentos de financiamentos habitacionais para moradores das áreas afetadas. Os clientes que desejarem usufruir do benefício devem solicitar diretamente ao banco. Outra opção oferecida é a incorporação das parcelas em atraso ao saldo devedor para os clientes inadimplentes.

A modalidade de Saque Calamidade, regulamentada pelo Decreto 5.113/2004, foi criada para fornecer assistência financeira em situações excepcionais. Este gesto de apoio pretende ajudar as famílias a se reerguerem após os danos causados pelas enchentes, que afetaram aproximadamente um terço dos municípios gaúchos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Utilidade Pública

Caixa autoriza Saque-Calamidade do FGTS a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

O saque pode ser feito por trabalhadores residentes em áreas afetadas por desastres naturais, conforme indicação das secretarias municipais de Defesa Civil

Utilidade Pública

Anac suspende venda de passagens para aeroporto de Porto Alegre

Passageiros que tiverem voos afetados pela suspensão não terão custos adicionais para remarcação ou cancelamento

Utilidade Pública

Empresa de SC dará auxílio moradia de até seis meses para profissionais vindos do RS

Empresa catarinense especializada em soluções para a construção civil abriu vagas para motorista de betoneira e operador de bomba nas cidades de Itajaí, Piçarras, Blumenau e Porto Belo

Utilidade Pública

CAIXA começa pagamento de R$ 4,45 bi em abono salarial para nascidos em maio e junho

Cerca de 4,4 milhões de trabalhadores receberão o benefício nesta quarta-feira (15)

Mais notícias

Geral

Governo do RS anuncia plano de reconstrução após enchentes

Governo ainda anunciou criação de nova secretaria de reconstrução e projeto de Cidades Temporárias

Segurança

Mais de 100 pessoas são presas em meio às enchentes no RS

Crimes cometidos são furtos, saques, posse ilegal de armas e crimes sexuais nos últimos dias