keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Acadêmicos de Odontologia da Univali atuam em unidades de saúde de Itajaí e BC

Cerca de 60 alunos desenvolvem, por semestre, atividades de promoção de saúde, gestão clínica e visitas domiciliares e em escolas

Cerca de 60 acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) atuam, por semestre, em 15 unidades de saúde dos municípios de Itajaí e Balneário Camboriú. As atividades ocorrem na disciplina Estágio no Serviço Público, do 8º e 9º período, com ações de promoção de saúde, de gestão, visitas domiciliares e em escolas, e atendimento clínico.

 

De acordo com o professor Raphael Nunes Bueno, responsável pela disciplina, esta imersão ocorre desde 2003, e proporciona aos futuros profissionais a oportunidade de conhecerem as pessoas da região atendida, as particularidades do bairro, os instrumentos públicos disponíveis e as políticas públicas municipais de saúde. “Isso legitima e fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS), amplia o acesso aos serviços de saúde e a resolutividade das ações”, defende o docente.

Os futuros cirurgiões-dentistas vivenciam os temas trabalhados ao longo da graduação, na prática, a partir da mediação realizada por 15 preceptores (um por unidade), que são profissionais da rede que os recebem nas unidades de saúde. O trabalho é supervisionado pelo professor Raphael Bueno e acompanhado por mais três docentes do curso.

 

Para a acadêmica Vanessa Fillagranna, do 9º período do curso de Odontologia, o estágio ampliou a sua percepção sobre saúde e estratégia da família: “Aqui a gente faz um planejamento, conhece a comunidade e prioriza o que realmente eles precisam. Não tratamos só a boca, fazemos prevenção e vemos o paciente como um todo”, afirma.

Já a cirurgiã-dentista Larissa Kuhnen, preceptora na Unidade de Saúde Espinheiros, em Itajaí, acredita que a iniciativa fomenta troca de saberes e agrega muito ao serviço. “Há todo um trabalho de cuidado, acolhimento da população. Aqui os alunos vivem isso e saem da graduação com uma visão mais abrangente do que é a estratégia da família”, comenta.

 

Bairros contemplados

As unidades de Itajaí contempladas com a atuação dos acadêmicos de Odontologia são das seguintes localidades e bairros: Espinheiros, Rio Bonito, Votorantim, Santa Regina, Jardim Esperança, Cordeiros, Cidade Nova I, Cidade Nova II, Imaruí, Praia Brava, Nossa Senhora das Graças (no Campus Itajaí, bloco F7), São João, São Vicente e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Univali (bloco C5). Já em Balneário Camboriú, a atividade desenvolve-se nas unidades da Vila Real, Nova Esperança e do Ariribá.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Força-tarefa de Itapema atuou durante toda a madrugada para diminuir estragos do ciclone

Foram registrados em média 150mm de chuva nas últimas 24h e cerca de 26 mil unidades ficaram sem energia elétrica

Cidades

Ciclone: Itapema suspende aulas, atendimento em Posto de Saúde, Mirante e Sine

Até o momento algumas ruas registram alagamentos, queda de barreiras e árvores

Cidades

Alunos da APAE de Balneário Camboriú recebem oficinas de artes visuais

As atividades de formação contribuem para o desenvolvimento dos alunos artistas que vão produzir as ilustrações da segunda edição do livro Histórias Especiais

Cidades

Itajaí inicia obras de R$17 milhões que deve pavimentar 40 ruas da cidade

A grande operação vai contemplar com melhorias ruas de diversos bairros da cidade

Cidades

Observadores de aves se reuniram em Itapema neste final de semana

Os observadores participaram de saídas de campo para a prática no Sertão do Trombudo e Praia Grossa no sábado (06/08) e aves marinhas no domingo (07/08)

Mais notícias

Cultura e Lazer

Hugo Boss escolhe Balneário Camboriú para sua primeira loja da BOSS em SC

Abertura está prevista para o mês de outubro no Balneário Shopping

Segurança

Homem que dizia incorporar “Madre Catarina” e cobrava por falsas cirurgias espirituais em SC é denunciado

Ele atendia dezenas de pessoas por dia, cobrando o valor de R$ 100 para fazer cirurgias espirituais e consultas