Página Inicial
CidadesAcadêmicos de Odontologia da Univali atuam em unidades de saúde de Itajaí e BC
Cerca de 60 alunos desenvolvem, por semestre, atividades de promoção de saúde, gestão clínica e visitas domiciliares e em escolas

Cerca de 60 acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) atuam, por semestre, em 15 unidades de saúde dos municípios de Itajaí e Balneário Camboriú. As atividades ocorrem na disciplina Estágio no Serviço Público, do 8º e 9º período, com ações de promoção de saúde, de gestão, visitas domiciliares e em escolas, e atendimento clínico.
De acordo com o professor Raphael Nunes Bueno, responsável pela disciplina, esta imersão ocorre desde 2003, e proporciona aos futuros profissionais a oportunidade de conhecerem as pessoas da região atendida, as particularidades do bairro, os instrumentos públicos disponíveis e as políticas públicas municipais de saúde. “Isso legitima e fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS), amplia o acesso aos serviços de saúde e a resolutividade das ações”, defende o docente.
Os futuros cirurgiões-dentistas vivenciam os temas trabalhados ao longo da graduação, na prática, a partir da mediação realizada por 15 preceptores (um por unidade), que são profissionais da rede que os recebem nas unidades de saúde. O trabalho é supervisionado pelo professor Raphael Bueno e acompanhado por mais três docentes do curso.
Para a acadêmica Vanessa Fillagranna, do 9º período do curso de Odontologia, o estágio ampliou a sua percepção sobre saúde e estratégia da família: “Aqui a gente faz um planejamento, conhece a comunidade e prioriza o que realmente eles precisam. Não tratamos só a boca, fazemos prevenção e vemos o paciente como um todo”, afirma.
Já a cirurgiã-dentista Larissa Kuhnen, preceptora na Unidade de Saúde Espinheiros, em Itajaí, acredita que a iniciativa fomenta troca de saberes e agrega muito ao serviço. “Há todo um trabalho de cuidado, acolhimento da população. Aqui os alunos vivem isso e saem da graduação com uma visão mais abrangente do que é a estratégia da família”, comenta.
Bairros contemplados
As unidades de Itajaí contempladas com a atuação dos acadêmicos de Odontologia são das seguintes localidades e bairros: Espinheiros, Rio Bonito, Votorantim, Santa Regina, Jardim Esperança, Cordeiros, Cidade Nova I, Cidade Nova II, Imaruí, Praia Brava, Nossa Senhora das Graças (no Campus Itajaí, bloco F7), São João, São Vicente e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Univali (bloco C5). Já em Balneário Camboriú, a atividade desenvolve-se nas unidades da Vila Real, Nova Esperança e do Ariribá.
Notícias Relacionadas
Defesa Civil emite alerta máximo para deslizamentos em Santa Catarina
Nas últimas 72 horas, foram observados acumulados acima dos 100 mm no Litoral e Vale do Itajaí. Destacam-se os municípios de Florianópolis, com 250 mm e Guabiruba, com 180 mm
Rio Camboriú permanece com nível acima da média com chuva dos últimos dias
A vazão média fica em torno de 650 l/s
Mãe e filha que morreram soterradas são veladas em Florianópolis
Além das duas vítimas, o filho e irmão das mulheres também morava na casa, mas ele saiu da residência pouco antes do incidente
Delizamentos de terra interdiram ruas e isolam comunidades em Rodeio
A prefeitura orienta os moradores que residem em áreas de risco a acionar a Defesa Civil de Rodeio
Bebê nasce às margens da SC-401, em Florianópolis
Os policiais encontraram uma mulher no banco traseiro em trabalho de parto
Mais notícias
-
Comitiva de vereadores de Itapema discute investimentos em energia com Celesc
-
Câmeras de monitoramento flagram furto de loja em Brusque
-
Funcionária de Lotérica guarda bilhete premiado de mais de R$6 milhões e entrega para apostador
-
Atletas de Itapema vão participar do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia
-
Audiência na Celesc discute investimentos na ampliação da rede em Itapema
-
Campanha Zera Dívida: descontos de até 70% para clientes com débito na Águas de Penha