keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Abril de 2024 registra temperaturas mais altas da história, aponta observatório Copernicus

Este aumento constante das temperaturas segue uma tendência observada desde 2023, que foi considerado o ano mais quente já registrado

ondas de calor e1710875506429 Visor Notícias
© Philippe LEJEANVRE/GettyImages

O observatório Copernicus revela que abril de 2024 foi o mais quente já registrado, com uma média global de 15,03°C, superando o recorde anterior de 2016 em 0,14°C. Os termômetros ficaram 0,67°C acima da média para abril entre 1991 e 2020, e 1,58°C acima da estimativa pré-industrial. Este aumento constante das temperaturas segue uma tendência observada desde 2023, que foi considerado o ano mais quente já registrado.

Os cientistas também observam que, embora o fenômeno climático El Niño tenha atingido o pico no início do ano e esteja perdendo força, as temperaturas continuam a subir devido ao aumento das concentrações de gases de efeito estufa.

O documento também ressalta áreas que experimentaram níveis hidrológicos acima da média em abril, resultando em “chuvas intensas frequentemente associadas a inundações”. O sul do Brasil, atualmente enfrentando uma tragédia decorrente de inundações, é uma das regiões citadas, juntamente com partes da América do Norte, Ásia Central, leste da Ásia e leste da Austrália.

Por outro lado, algumas áreas, como o norte do México e as proximidades do Mar Cáspio, vivenciaram condições mais secas do que o habitual. Apesar do enfraquecimento do El Niño, as temperaturas oceânicas globais continuam a apresentar valores anormalmente elevados, marcando abril de 2024 como o décimo terceiro mês consecutivo com a média mais alta já registrada para o respectivo período.

Na Antártida, a extensão do gelo marinho em abril ficou 9% abaixo da média, seguindo um “padrão de grandes anomalias negativas frequentemente observadas desde 2017”. Enquanto isso, no Ártico, a extensão do gelo marinho teve uma pequena diminuição em relação à última década, cerca de 2% abaixo da média.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Jornal de Brasília

Sobre o autor:
Emanuele
Emanuele Azevedo
Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Rio do Sul registra dia mais chuvoso em oito anos

Em apenas 24 horas, o rio subiu quase cinco metros e meio, provocando uma nova enchente na cidade

Tempo

Governo de SC acionará grupo de respostas rápidas a eventos extremos

Expectativa é que nas próximas horas a frente fria comece a avançar em direção ao Norte

Tempo

Rio Itajaí-Mirim extravasa e pode passar de seis metros

Segundo a Defesa Civil, outros dois picos podem acontecer à meia-noite e às 5h da madrugada do domingo (19)

Tempo

VÍDEO: Alerta para risco de alagamentos em São João Batista

Segundo a DEfesa Civil, nível do Rio Tijucas atingiu 5,32 metros às 19h deste sábado (18)

Mais notícias

Segurança

Helicóptero cai com Presidente do Irã e comitiva

Cerca de 40 equipes de resgate, apoiadas por drones e montanhistas experientes, estão intensificando as buscas no local