keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Abrigo fechado na capital não tinha comida para as crianças e adolescentes

O abrigo, que depende exclusivamente de recursos municipais, contava com 20 vagas, das quais apenas oito estavam ocupadas

feet 619399 1280 800x533 1 Visor Notícias
Imagem Ilustrativa

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) iniciou uma ação civil pública contra a Prefeitura de Florianópolis após o fechamento de um abrigo municipal para crianças e adolescentes, evidenciando várias irregularidades no local. As falhas incluem desde a falta de profissionais qualificados até problemas com falta de alimentação, como a ausência de marmitas para os acolhidos.

A coordenadora relatou que desde fevereiro de 2023 não há fornecimento de marmita no serviço de acolhimento, sendo que atualmente dispõem de duas cozinheiras que trabalham alternadamente, sete dias por semana, em regime de escala 12×36 horas.

A decisão de encerrar as atividades do abrigo foi tomada pela administração municipal sob a justificativa de necessidade de melhorias. Em resposta, a Secretaria de Assistência Social de Florianópolis esclareceu que o fechamento é temporário para requalificação e planejamento de melhorias no atendimento. As crianças e adolescentes serão realocados dentro da rede, com previsão de abertura de novas vagas nos próximos meses.

O abrigo, que depende exclusivamente de recursos municipais, contava com 20 vagas, das quais apenas oito estavam ocupadas no momento do fechamento. A ação movida pelo MPSC aponta para uma série de inadequações, como a falta de condições básicas de higiene, falhas estruturais no prédio, e uma gestão inadequada das medicações prescritas aos jovens com necessidades de saúde mental.

Além disso, problemas como infiltrações, janelas quebradas e falta de ventilação adequada foram destacados. A Secretaria ainda enfrenta a falta de documentos essenciais para a operação legal do espaço, como o Projeto Preventivo contra Incêndio e o Atestado de Habite-se, deixando o abrigo em situação irregular perante o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

VÍDEO: Santa Catarina envia equipes de resgate ao Rio Grande do Sul após fortes chuvas

Trinta e quatro profissionais da Defesa Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar partiram na manhã de quarta-feira (1º)

Segurança

Mulher esfaqueia ex-marido em disputa por celular em Balneário Camboriú

O fato ocorreu por volta do meio-dia de terça-feira (30)

Segurança

Paranaense foragida é presa em Balneário Piçarras

Mulher era procurada por homicídio seguido de fraude processual e ocultação de cadáver

Mais notícias