keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Populares encontram elefante-marinho-do-Sul descansando em praia de São José

Equipes do Instituto Australis e R3 Animal foram acionadas até o local

foto Visor Notícias
Foto: Marzia Antonelli/R3 Animal

O elefante-marinho-do-Sul (Mirounga leonina), que foi visto no início da semana por populares, foi encontrado na manhã de quinta-feira (21), descansando em uma praia de São José, e, com ajuda de populares, as equipes do Instituto Australis e R3 Animal, executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), estiveram no local para fazer a avaliação do animal.

Por volta das 11h30 a equipe do Instituto Australis chegou no local e encontrou a equipe da Guarda Municipal de São José e da Secretaria de Meio Ambiente que deram todo suporte para atendimento do elefante-marinho. De acordo com a avaliação da médica veterinária da R3 Animal, Marzia Antonelli, o animal apresenta duas lesões em cicatrização, escore corporal um pouco abaixo do normal, temperatura periférica normal, alguns movimentos respiratórios mais profundos e bastante cansado. As equipes irão continuar o monitoramento com ajuda de populares.

Se o avistar, não se aproxime, faça vídeos ou fotos de longe e entre em contato com o 0800 642 3341. O indivíduo é juvenil. A espécie leva esse nome porque os machos adultos possuem uma proeminência nas narinas, que aparece em torno dos oito anos de idade e é denominada de probóscide. Tal como a tromba dos elefantes. Os machos da espécie podem chegar até cinco metros de comprimento e pesar até cinco toneladas.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Australis monitora o Trecho 2 compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos. A R3 Animal executa o Trecho 3, na Ilha de Santa Catarina.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Animal

Vivapark Porto Belo terá Feira de Adoção neste sábado (04)

Ação tem como objetivo encontrar novos lares para animais resgatados de situação de rua ou maus tratos

Animal

Safra da tainha começa com três toneladas capturadas

Pesca artesanal de tainha segue até 31 de julho em Santa Catarina

Animal

Após morte de Joca, tutores se manifestam em aeroportos do país

Tutores de pets e organizações não governamentais de defesa de animais protestaram em outras capitais do país

Animal

Após morte de Joca, tutores se manifestam em aeroportos do país

Tutores de pets e organizações não governamentais de defesa de animais protestaram em outras capitais do país

Animal

Ônibus é apreendido com animais em situação precária no bagageiro

O veículo cobriria uma distância de 2300 quilômetros, colocando os cães em risco

Mais notícias

Tempo

Nível do Rio Uruguai ultrapassa 11 metros em cidade de SC

Várias estruturas já foram afetadas, incluindo pontes e estradas inundadas

Tempo

SC deve se preparar para tempestades severas com chuvas ultrapassando os 100 mm

Inmet alerta risco de granizo, ventania e descargas elétricas nesta sexta-feira (3)