keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Trabalhadores do Maranhão em situação de escravidão são resgatados de fazenda

Esse é o terceiro grupo de trabalhadores resgatados na mesma cidade

Mais um grupo de trabalhadores em situação de escravidão foi resgatado na cidade de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. Os homens foram estavam em uma fazenda de plantação de cebola e segundo o Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), todos são de Timbiras, no Maranhão. A operação de resgate ocorreu na terça-feira (11), e teve apoio da Polícia Federal e foi coordenada pelo Procurador do Trabalho, Piero Menegazzi. A ação também é reflexo de uma fiscalização que ocorreu no sábado (8), onde os trabalhadores foram encontrados na propriedade

Com promessas de bons salários, os trabalhadores foram expostos a condições precárias de saúde e segurança no trabalho. Estavam alojados em espaços insalubres e eram transportados às plantações em caçambas de caminhões, onde não tinham instalações sanitárias e trabalhavam sem equipamentos de proteção. Eles também não tinham recebido nenhuma remuneração até o momento da operação, tendo que assumir dívidas com o empregador para terem acesso a alimentação, além de outras ilegalidades. Eles também ainda não tinham a assinatura da carteira de trabalho, ou seja, estavam totalmente informais.

O empregador assinou um Termo de Ajuste de Conduta com o MPT, responsabilizando-se pela formalização dos vínculos de emprego, pagamento de todos os empregados e o retorno deles à cidade de origem, além de outras obrigações referentes ao cumprimento da legislação trabalhista. Também assumiu o pagamento de indenização por danos morais coletivos.

Esta é a terceira operação que retira trabalhadores de situações análogas à escravidão nas plantações de cebola de Ituporanga. No dia 27 de julho, nove pessoas foram resgatadas de outra fazenda na cidade e cinco delas faziam parte do mesmo grupo que saiu de Timbiras, no Maranhão. Alguns dias depois, em 30 de julho, 18 trabalhadores da cidade de Marco, no Ceará, foram resgatados de outra fazenda após um deles passar mal e acionar o Samu.

Segundo o procurador Menegazzi, o MPT-SC e os demais órgãos de fiscalização estão intensificando a atuação no combate a exploração ilícita de mão de obra na região do Alto Vale do Itajaí. Segundo ele, esta forma de exploração configura tráfico de pessoas mediante fraude, para trabalho em condições análogas às de escravo, representando um atentado contra a dignidade dos trabalhadores e um grave problema social.

**Com informações ND

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

População deve evite usar Wi-Fi para preservar dados para equipes de resgate no RS

Starlink é o único serviço de internet funcionando em Encantado; confira o vídeo do aviso da polícia:

Geral

VÍDEO: Pilotos de jatos de Santa Catarina se mobilizam para levar ajuda ao Rio Grande do Sul

Voos vão levar doações de itens de primeira necessidade e começam neste sábado (04)

Geral

Alerta de hidrólogos sugere evacuação de Porto Alegre

Veja as áreas que possivelmente sejam alagadas caso o sistema de contenção falhe

Geral

Santa Catarina tem quase 200 desalojados em função da chuva

Quatro municípios estão em situação de emegência

Mais notícias

Geral

População deve evite usar Wi-Fi para preservar dados para equipes de resgate no RS

Starlink é o único serviço de internet funcionando em Encantado; confira o vídeo do aviso da polícia:

Segurança

Homem atropela ex-esposa e amiga em Itapema

Autor fugiu do local sem prestar socorro; ambas tiveram ferimentos graves