keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

SC em alerta: Mais uma morte por Influenza é registrada

Essa já é a terceira morte por Influenza A em Santa Catarina

unnamed Visor Notícias
Foto: Divulgação

Mais uma morte por Influenza A foi registrada em Santa Catarina. Uma idosa de 85 anos morreu em Tubarão, no Sul do Estado, após contrair o vírus. Segundo a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), a vítima tinha diabetes, miocardiopatia dilatada e bronquite e foi infectada pelo vírus da Influenza A, ainda sem subtipagem identificada.

Ela estava internada desde o dia 26 no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, onde faleceu três dias depois. A informação foi divulgada por nota, na sexta-feira (31), pelo hospital. Ainda segundo o documento, o caso foi devidamente notificado à vigilância epidemiológica local, assim como a do Estado.

Essa já é a terceira morte por Influenza A em Santa Catarina. Em dezembro, uma adolescente de 12 anos, moradora de Brusque, morreu por H3N2. Na mesma época, também foi registrada a morte de uma idosa de 96 anos, em Joinville. A última o subtipo do vírus ainda não foi identificado pela Dive.

Casos de Influenza

Até dezembro de 2021, foram registrados 55 casos de Influenza no Estado, sendo um caso de Influenza A (H1N1) pdm09, dois casos de Influenza B, 47 casos de influenza H3 e cinco casos de influenza A (não subtipo ou inconclusivo). Na época, a Secretaria de Estado da Saúde já havia emitido um alerta orientando as cidades a realizar o protocolo indicado pelo Ministério da Saúde. Em Santa Catarina, a vigilância do vírus Influenza está sendo realizada através das coletas nas Unidades Sentinelas para Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave, além da análise de todos os casos de SRAG internados em UTI e óbitos.

H3N2

Na visão do diretor da Dive/SC, João Augusto Brancher Fuck, embora os resultados sobre a “proteína da superfície neuraminidase (N) ainda não tenham sido divulgados”, é provável que o vírus circulante em Santa Catarina seja o H3N2, considerando as informações sobre a doença nos outros Estados do país.

“A prevenção é uma das formas da população ficar protegida. A ventilação natural dos ambientes é uma das principais medidas de prevenção da gripe e de diversas outras doenças de transmissão respiratória, como Covid-19, resfriado, meningite, entre outras”, explica diretor.

O diretor completa que a chamada etiqueta da tosse é fundamental para a prevenção. Isso porque as gotículas infecciosas expelidas em tosses ou espirros podem alcançar até 1,5 metro de distância, atingindo pessoas e toda a região próxima.

Como se prevenir?

Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel;

Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

Cobrir o nariz e boca com o antebraço ao espirrar ou tossir;

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

Manter o uso da máscara, especialmente nos locais pouco ventilados ou em que não é possível manter o distanciamento social;

Manter os ambientes bem ventilados;

Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;

Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;

Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);

Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Por que casos estão aumentando em SC?

Para o pesquisador Fernando Motta, da Fiocruz, um dos motivos da alta disseminação é o fato de não enfrentarmos epidemias do vírus no último ano. “A falta de circulação fez com que não tivéssemos contato com o vírus Influenza e não rememoramos nosso sistema imunológico a combater o vírus”, explica.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Pessoas morrem com vírus altamente contagioso no Brasil

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) atinge principalmente crianças

Saúde

Itajaí expande vacinação contra gripe para toda a população

A vacinação ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município

Saúde

Menina de 4 anos morre de meningite bacteriana em cidade do Litoral Norte de SC

A criança, que estava internada desde o último sábado (27), teve morte cerebral decretada pelos médicos nesta quarta-feira (1º)

Saúde

Secretaria da Saúde libera vacina contra a gripe à população de SC maior de 6 meses de idade

O objetivo é reduzir o número de hospitalizações e casos graves da doença

Saúde

Blumenau começa vacinação contra a dengue na segunda-feira

Neste ano, 17 pessoas morreram por conta da doença em Blumenau

Mais notícias

Segurança

SC foi o 1º estado a enviar bombeiros ao RS e tem a maior equipe atuando

Eles resgataram até o momento 2.071 pessoas e 284 animais no RS

Segurança

Bombeiros de SC resgatam família em árvore e 800 pessoas em escola no RS

Os heróis catarinenses trabalharam por 14 horas ininterruptas para salvar vidas