keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

SC foi o primeiro estado a enviar bombeiros ao RS e tem a maior equipe atuando

Eles resgataram até o momento 2.071 pessoas e 284 animais no RS

resgate bebe no rio grande do sul foto bombeiros Visor Notícias
Foto: Divulgação/ CBMSC

Desde o dia 1º de maio, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atua intensamente no Rio Grande do Sul, resgatando 2.071 pessoas e 284 animais com vida. Em Guaíba, na Grande Porto Alegre, foram salvas 1.555 pessoas e 200 animais. No dia 4, durante o deslocamento, as equipes foram acionadas urgentemente para resgatar 100 crianças isoladas no segundo andar de uma escola. Ao chegarem no local por volta das 19h, confirmaram que havia 800 pessoas no prédio, incluindo famílias que já estavam desabrigadas. Foram necessárias 14 horas de trabalho contínuo para realocar todos para áreas seguras. A região, onde vivem cerca de 30 mil pessoas, nunca havia enfrentado enchentes dessa magnitude.

Os 32 bombeiros que estavam na linha de frente desde o dia 1º de maio retornam a Santa Catarina nesta segunda-feira (6) para dar lugar a equipes de Força-Tarefa dos batalhões de Florianópolis, Curitibanos, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Tubarão, Canoinhas, São José e Balneário Camboriú.

“Fomos o primeiro estado a enviar ajuda aos nossos irmãos gaúchos. Com o revezamento, Santa Catarina se torna a maior equipe de bombeiros militares atuando no Rio Grande do Sul”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Nas regiões de Lajeado e Santa Cruz do Sul, as sete equipes da Força-Tarefa do CBMSC resgataram mais de 600 vidas, entre pessoas e animais. A maior parte das operações envolveu pessoas ilhadas em residências, telhados ou árvores. Também encontraram três vítimas já sem vida: duas em áreas deslizadas e uma em uma casa submersa.

Um dos resgates mais tocantes foi de um senhor que ficou quatro dias agarrado a uma árvore em Cruzeiro do Sul, até ser resgatado ao ouvir os apitos das equipes de SC. Outro resgate impactante foi de uma família de nove pessoas que, após sua embarcação virar, passou a noite agarrada a uma árvore. Novamente, os bombeiros encontraram e salvaram todos após patrulharem a área com apitos.

Nova equipe

Nesta segunda etapa do trabalho, Santa Catarina vai enviar 39 bombeiros militares especializados para este tipo de ocorrência, totalizando nove células de FT, além da equipe de drones e o novo comando da operação. Entre os demais recursos empregados estão 10 viaturas 4×4, 17 embarcações, 11 motores de popa, drones e equipamentos para resgate em áreas deslizadas.

— Nossas equipes estão atuando diuturnamente em Lajeado, Santa Cruz do Sul e, mais recentemente, na região da Grande Porto Alegre desde o primeiro dia do mês de maio. Esse revezamento é necessário e fundamental para que os bombeiros sigam atuando em pleno vigor — explica o subcomandante-Geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Adolescente é espancado e torturado em escola particular de SC

Advogado defende que os dirigentes da escola sejam criminalmente responsabilizados por omissão

Segurança

Homem morre após cair em silo em SC

Jovem chegou a ser socorrido, mas não resistiu

Segurança

Operação interestadual recupera computador furtado em aeroporto de SC

Criminosos foram presos em flagrante ao desembarcarem em São Paulo

Segurança

Homem morre carbonizado em acidente de trânsito em SC

Acidente ocorreu por volta das 13h30 deste sábado (18)

Segurança

Mãe e filhas pulam janela para fugir de homens armados

"Eu ouvi vozes dentro da casa e, imediatamente, pulei pela janela com minhas filhas"

Mais notícias

Tempo

Governo de SC acionará grupo de respostas rápidas a eventos extremos

Expectativa é que nas próximas horas a frente fria comece a avançar em direção ao Norte

Tempo

Rio Itajaí-Mirim extravasa e pode passar de seis metros

Segundo a Defesa Civil, outros dois picos podem acontecer à meia-noite e às 5h da madrugada do domingo (19)