keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Porto de São Francisco revitaliza estrutura ferroviária interna à espera da safra recorde de soja

A próxima safra de soja no Brasil, que começa no início de 2022, promete ser a maior da história. O Porto de São Francisco do Sul já se antecipou e concluiu as obras de melhoramentos […]

porto de sao francisco revitaliza estrutura ferroviaria interna a espera da safra recorde de soja 20211122 1330984327 Visor Notícias
Divulgação

A próxima safra de soja no Brasil, que começa no início de 2022, promete ser a maior da história. O Porto de São Francisco do Sul já se antecipou e concluiu as obras de melhoramentos para a recepção do cereal que chega via ferrovia. O setor que recebe os trens, no Terminal Graneleiro, passou por uma ampla revitalização que incluiu a reforma na balança ferroviária, nivelamento da plataforma e a manutenção da moega, que é a estrutura na qual são descarregados os vagões.

Desde a moega, os grãos são direcionados para os armazéns ou navios, por uma esteira chamada correia transportadora. O elevador que transporta os cereais também recebeu melhorias: a gaiola foi substituída e toda a estrutura de 27 metros de altura, modernizada.

“O trabalho contou com mão de obra própria, do Porto, o que possibilitou gerar uma economia de 60% no custo da reforma”, explica o gerente de Armazenagem, Lindomar Dutra, que informa haver sido gasto cerca de R$ 300 mil durante os 30 dias de obras.

Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, a revitalização do Terminal Graneleiro permite a otimização no descarregamento de grãos. “Estamos nos preparando para a safra recorde de soja, investindo prioritariamente na modernização da estrutura portuária, bem como na garantia das condições de atualidade do Terminal Graneleiro”, salienta.

Vieira lembra que em 2021, o Porto recebeu, pela via ferroviária, cerca de 3 milhões de toneladas de cereais, o que representa 50% da movimentação de granel agrícola exportada por São Francisco do Sul.

Foram mais de 700 trens que chegaram carregados de soja e milho, que têm como destino principal a China.

porto de sao francisco revitaliza estrutura ferroviaria interna a espera da safra recorde de soja 20211122 1802547152 Visor Notícias

Origem

A maioria dos grãos é proveniente de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul e alcança o Porto por meio do corredor ferroviário que liga Mafra, no Planalto Norte de SC, ao Porto de São Francisco, num trajeto de 170 quilômetros. Em Corupá, a 80 quilômetros do complexo portuário, é feito o transbordo e distribuição dos vagões que seguem para São Francisco do Sul.

Milhares de vagões

Em média, cada trem é composto por 80 vagões, que transportam em torno de 50 toneladas cada um. Assim, todos os anos, aproximadamente 57 mil vagões são descarregados em três locais do complexo portuário: no Terminal Graneleiro, administrado pelo Porto, e em mais dois terminais privados, Terlogs e Bunge.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Programa de Recuperação Fiscal de Santa Catarina entra em sua terceira e última fase

Renegociações são válidas para dívidas de ICMS anteriores a 31 de dezembro de 2022

Economia

Menos de 30% dos trabalhadores domésticos de SC têm carteira assinada

Dados são da PNAD Contínua do IBGE, do terceiro trimestre de 2023

Economia

Fábrica de SC é reconhecida como a primeira do Brasil que reaproveita 99,9% de seus resíduos

A empresa do Vale do Itajaí recebeu o selo do Instituto Lixo Zero Brasil, braço da Aliança Internacional Lixo Zero

Economia

Gastos de catarinenses no Dia das Mães aumentam 13% em 2024

O ticket médio deste ano apresenta um aumento de 8% em relação ao ano anterior

Economia

Estudo aponta SC com o menor índice de pobreza entre os estados brasileiros

Dados revelam que 11,6% dos catarinenses vivem com menos de R$ 664

Mais notícias

Segurança

Homem é resgatado após ficar 12 horas no teto de carro no RS

Policial de folga e amigos ajudaram a salvar o motorista ilhado

Segurança

Jovens são roubadas por homem em situação de rua em Porto Belo

Suspeito levou três smartphones das marcas iPhone, Galaxy e Samsung A4