keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Mudança na legislação trabalhista afeta setor da construção civil

O novo decreto estabelece diretrizes sobre subcontratação de empresas. Dispõe que não configura vínculo empregatício a relação trabalhista entre os trabalhadores ou sócios das empresas prestadoras de serviços

construcao civil divulgacao 1024x665 1 Visor Notícias

O governo baixou o Decreto 10.854, de 10 de novembro (DOU de 11/11/2021), que introduz diversas modificações na legislação trabalhista no lugar de outros 24 decretos, institui o Programa Permanente de Consolidação, Simplificação e Desburocratização de Normas Trabalhistas Infra legais, e altera o Decreto 9.580/2018. Entre as mudanças, o novo decreto estabelece diretrizes sobre subcontratação de empresas. Dispõe que não configura vínculo empregatício a relação trabalhista entre os trabalhadores ou sócios das empresas prestadoras de serviços, independentemente do ramo de suas atividades, e a empresa contratante. A mera identificação do trabalhador na cadeia produtiva da contratante ou o uso de ferramentas de trabalho ou de métodos organizacionais e operacionais estabelecidos pela contratante não implicará a existência de vínculo empregatício.

O assunto foi destaque no Mercado Imobiliário SC do Visor Notícias, nesta quinta-feira (18)

Caso se configure caracterização da subordinação jurídica, esta deverá ser demonstrada no caso concreto e incorporará a submissão direta, habitual e reiterada do trabalhador aos poderes diretivo, regulamentar e disciplinar da empresa contratante, dentre outros.

O decreto reafirma que a empresa contratante é subsidiariamente responsável pelas obrigações trabalhistas referentes ao período em que ocorrer a prestação de serviços, e o recolhimento das contribuições previdenciárias observará o disposto no art. 31 da Lei 8.212/1991

A empresa contratante será responsável pelas infrações relacionadas às condições de segurança, higiene e salubridade dos trabalhadores quando o trabalho for realizado nas suas dependências ou em local previamente convencionado em contrato. O trabalho temporário não se confunde com a prestação de serviços a terceiros.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias e Sinduscon Florianópolis

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

‘Feira Construir Aí’ realizará sua 3ª edição em agosto no Expocentro de Balneário Camboriú

Assim como a edição anterior, que contou com mais de 15 mil visitantes altamente qualificados, a entrada é gratuita, inclusive para as palestras

Mercado Imobiliário

Robô que limpa piscina em menos de três horas surpreende público em Balneário Camboriú

Empresa Komeco de São José desenvolveu o produto e levou para a feira da construção civil

Mercado Imobiliário

Eco Resort Colinas de Urubici é lançado e terá VGV de mais de R$ 90 milhões

O Resort alia conceito de hotel em condomínio de inverno, oferecendo economia, luxo e valorização imobiliária

Mercado Imobiliário

Edifício Voz, da Vokkan e Torresani, é finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBEA

Com projeto assinado pelo escritório Doria+Arquitetos, Voz é o primeiro empreendimento de apartamentos estúdios no Vivapark Porto Belo

Mercado Imobiliário

Empreendimento de Porto Belo tem vendas barradas por falta de registro de incorporação

Caso não seja regularizado, a construtora enfrenterá uma multa diária de R$ 10 mil por descumprimento

Mais notícias