keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Um a cada cinco presos de SC não tem condenação

Dados da SAP apontam que o Estado tem 4,6 mil pessoas presas de forma provisória

16324856458270 Visor Notícias
Divulgação/SAP

Atualmente, Santa Catarina soma mais de 23,7 mil pessoas presas, segundo dados da Secretaria de Estado da Administração Prisional (SAP). Do total, 4,6 mil (19,6%) não têm condenação na Justiça – são penas provisórias, seja por prisão temporária ou por prisão preventiva. Destes, são 4,3 mil homens e 322 mulheres.

Apesar de estar abaixo da média nacional, que é de 33,5% (dados de 2019), o quantitativo chama a atenção. “Quando o indivíduo tem a liberdade cerceada, ainda mais sem condenação, sem culpa formada, o Estado tem obrigação de julgá-lo em um tempo razoável, o condenando ou absolvendo”, disse o presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB/SC, Marlo Almeida Salvador. Na maioria dos casos, diz, o preso espera entre cinco e 12 meses por uma decisão da Justiça.

Para ele, dois fatores contribuem para o cenário. Um deles é o uso precário de medidas alternativas, como tornozeleira eletrônica e prisão domiciliar. O segundo é o contexto punitivista brasileiro que influencia a decisão dos magistrados pelas restrições de maior impacto.

Grande Florianópolis e Sul lideram a lista por regiões, com mais de 800 presos provisórios cada. Em seguida, estão as regiões Norte (759), Vale do Itajaí (632), e Serra (516).

Salvador aponta ainda outros riscos para a prática que chama de “falta de racionalização” da Justiça, como o contato entre presos de menor e maior periculosidade dentro dos presídios, o que abre brechas para cooptações a organizações criminosas. 

Outra ação, indicia, é um dispositivo da lei anticrime patrocinada pelo ex-ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) que estipula um prazo de 90 dias para que o juiz renove, ou não, uma prisão provisória. 

A medida tende a garantir a legalidade e agilidade dos processos, mas pode ter pouco valor se os magistrados renovarem os períodos de prisão de maneira contínua, aponta. 

RegiãoPresos provisóriosTotal de presos
Grande Florianópolis8624.392
Sul8413.671
Norte7593.216
Vale do Itajaí6323.256
Serra5163.129
Oeste7163.791
Médio Vale do Itajaí3462.313
Total4.67223.768

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Justiça mantém suspensão de vendas online da Yeesco em Santa Catarina

Empresa acumula 62 mil queixas no último ano no portal Reclame Aqui

Geral

Pesca da tainha é liberada em SC com restrições por modalidade

Pesca tradicional com canoas a remo é liberada, e outras modalidades seguem cronograma

Geral

Assaltantes amarram família e roubam carro no Litoral Norte

O crime ocorreu na noite de quarta-feira (1), em São Francisco do Sul

Geral

Morre Walter Carlos Hertel, ex-combatente da Segunda Guerra Mundial que morava em SC

O último pracinha de Jaraguá do Sul morreu nesta quinta-feira (2), aos 101 anos de idade

Geral

Havan adia inauguração em Santa Rosa, em solidariedade ao Rio Grande do Sul

Luciano Hang afirmou que a Havan irá concentrar seus esforços para prestar assistência aos cidadãos e municípios impactados

Mais notícias

Segurança

Operação policial em SC prende suspeito de homicídio após troca de tiros

Homem resistiu à prisão e trocou tiros com os 23 policiais envolvidos na ação