keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Palhoça e Florianópolis tem áreas de cultivo de moluscos interditadas

Motivo é a presença de ficotoxina Ácido Okadaico – também conhecida como toxina diarreica

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural interditou os cultivos de ostras e mexilhões na Barra do Aririú e Ponta de Baixo, em Palhoça, e de Freguesia do Ribeirão e Costeira do Ribeirão, no município de Florianópolis. O motivo é a presença de ficotoxina Ácido Okadaico – também conhecida como toxina diarreica – acima dos limites permitidos. A partir desta quinta-feira (13), está proibido retirar e comercializar ostras, mexilhões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia dessas áreas. Conforme a secretaria, quando consumida por seres humanos, essa substância pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia. Além disso, continuam interditadas as localidades da Fazenda da Armação, em Governador Celso Ramos, e de Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, em Florianópolis. A Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) intensificou as coletas para monitoramento das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção da interdição. Os locais de produção interditados serão liberados após dois resultados consecutivos demonstrando que os moluscos estão aptos para o consumo.

Maricultura em Santa Catarina

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos, com 39 áreas de produção distribuídas em 11 municípios do Litoral. O setor gera mais de 1.900 empregos diretos e a produção gira em torno de 13 mil toneladas de mexilhões, ostras e vieiras. Além disso, o Estado é o único do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

VÍDEO: Pilotos de jatos de Santa Catarina se mobilizam para levar ajuda ao Rio Grande do Sul

Voos vão levar doações de itens de primeira necessidade e começam neste sábado (04)

Geral

Alerta de hidrólogos sugere evacuação de Porto Alegre

Veja as áreas que possivelmente sejam alagadas caso o sistema de contenção falhe

Geral

Santa Catarina tem quase 200 desalojados em função da chuva

Quatro municípios estão em situação de emegência

Geral

Procon apreende 30 quilos de carne vencida em SC

A ação faz parte de uma série de inspeções que estão sendo conduzidas pelo órgão

Mais notícias

Segurança

Homem atropela ex-esposa e amiga em Itapema

Autor fugiu do local sem prestar socorro; ambas tiveram ferimentos graves

Utilidade Pública

Caixa libera FGTS para vítimas das enchentes no RS

A retirada só será permitida aos residentes de municípios que decretaram estado de calamidade pública ou situação de emergência