keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Consumo de gás natural em SC cresce 7,6% em maio e bate recorde histórico

Em maio, o consumo de gás natural em Santa Catarina registrou um crescimento de 7,6%, segundo dados da Companhia de Gás de SC (SCGÁS) divulgados nesta sexta-feira (11). O volume total consumido no mês passou […]

gas Visor Notícias

Em maio, o consumo de gás natural em Santa Catarina registrou um crescimento de 7,6%, segundo dados da Companhia de Gás de SC (SCGÁS) divulgados nesta sexta-feira (11). O volume total consumido no mês passou de 64,9 milhões de m³ em abril para 69,9 milhões de m³ em maio. Este foi o maior valor já registrado no Estado. 

Os principais setores em crescimento foram o residencial, com 30% de aumento, o industrial, com +4,5%, e o Gás Natural Veicular (GNV), com +1,4%. Além disso, o pico de vendas da Companhia ocorreu no dia 6 de maio, quando foram comercializados 2.451.657 m³ de gás natural, o maior volume para um único dia. 

Para o presidente da SCGÁS, Willian Lehmkuhl, o gás natural é essencial para o desempenho da economia catarinense. “Desde o início do ano estamos registrando recordes no consumo, com recuperação em todos os setores pós crise causada pela pandemia. As 321 indústrias que atendemos, por exemplo, são responsáveis por cerca de 50% do PIB industrial catarinense, o que significa que o crescimento no consumo desse setor está diretamente ligado à recuperação da economia em 2021”, disse.

Insumo extra

Com consumo em alta, a SCGÁS negocia novos contratos de fornecimento do insumo. Nesta semana mais uma etapa foi concluída, em um processo que tem parceria com outras quatro distribuidoras de gás natural do Centro-Sul do país. Foram selecionados 11 fornecedores, entre eles a Shell e a Petrobras, com mais de 100 propostas comerciais.

A próxima etapa da contratação acontece a partir de julho. O objetivo é que, ao longo do segundo semestre, as distribuidoras celebrem novos contratos de suprimento com início das operações em 2022. Em Santa Catarina, a SCGÁS deve substituir gradualmente o atual contrato, assinado somente com a Petrobras.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Programa de Recuperação Fiscal de Santa Catarina entra em sua terceira e última fase

Renegociações são válidas para dívidas de ICMS anteriores a 31 de dezembro de 2022

Economia

Menos de 30% dos trabalhadores domésticos de SC têm carteira assinada

Dados são da PNAD Contínua do IBGE, do terceiro trimestre de 2023

Economia

Fábrica de SC é reconhecida como a primeira do Brasil que reaproveita 99,9% de seus resíduos

A empresa do Vale do Itajaí recebeu o selo do Instituto Lixo Zero Brasil, braço da Aliança Internacional Lixo Zero

Economia

Gastos de catarinenses no Dia das Mães aumentam 13% em 2024

O ticket médio deste ano apresenta um aumento de 8% em relação ao ano anterior

Economia

Estudo aponta SC com o menor índice de pobreza entre os estados brasileiros

Dados revelam que 11,6% dos catarinenses vivem com menos de R$ 664

Mais notícias