keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Diretoria de Vigilância alerta sobre riscos de manter contato direto com morcegos em SC

A raiva humana é uma das doenças infecciosas mais antigas e letais que acompanham a trajetória humana. É uma zoonose viral transmitida somente por mamíferos, geralmente apresenta aproximadamente 100 % de letalidade

shutterstock 327870326 Visor Notícias
Foto: Banco de imagens

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) orienta os moradores do estado a não se aproximarem de animais silvestres, entre eles os morcegos. Isso porque esses animais podem estar contaminados com o vírus da raiva.

“Recebemos frequentemente relatos de pessoas que cuidam de morcegos e alimentam esses animais ao pensarem que estão machucados. Isso é perigoso. Nosso alerta é que mesmo que o animal esteja no chão, sem sinais de adoecimento ou ferimento, é muito importante que as pessoas não toquem e nem tentem mexer nesse animal”, explica Alexandra Schlickmann Pereira, médica veterinária da DIVE/SC.

Em Florianópolis, no sul da ilha, um desses casos foi notificado dia 22 de março. Uma moradora resgatou um morcego, que ela acreditava estar machucado e alimentou o animal. “O que aconteceu foi que o morcego estava positivo para raiva e ela precisou receber soro e vacinas para prevenir contra a doença”, alerta Ivânia Folster, gerente de zoonoses da DIVE/SC.

Prevenção
A orientação da DIVE/SC é que a população ao se deparar com um morcego no quintal ou na residência isole o animal com um pano, balde ou caixa, e entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses do seu município. “Eles fazem a retirada do animal e os encaminhamentos necessários”, destaca a médica veterinária.

Se uma pessoa for mordida ou entrar em contato direto com morcego ou por algum animal doméstico ou silvestre, deve procurar, imediatamente, uma unidade de saúde para receber atendimento médico. A vacinação dos animais domésticos é a única forma de proteção contra a raiva. “Procure um veterinário de confiança e vacine anualmente cães e gatos com a vacina antirrábica. Ela protege seu animal contra a doença”, salienta Alexandra.

Raiva humana
Santa Catarina registrou o último caso de raiva humana em 2019. Uma mulher, de 58 anos, residente em área rural do município de Gravatal. Porém, ela não procurou atendimento em tempo oportuno e faleceu. A raiva humana é uma das doenças infecciosas mais antigas e letais que acompanham a trajetória humana. É uma zoonose viral transmitida somente por mamíferos, geralmente apresenta aproximadamente 100 % de letalidade

É uma zoonose que tem como hospedeiro, reservatório e transmissor o animal infectado pelo vírus da raiva que transmite a doença aos humanos através de mordedura, arranhadura e ou lambedura. Apresenta dois ciclos básicos de transmissão:

• Urbano: cujos principais reservatórios são os cães e gatos;

• Silvestre: ocorre principalmente entre morcegos, macacos e raposas.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Utilidade Pública

PRF-SC arrecada doações para vítimas das chuvas no RS

O objetivo é coletar alimentos não perecíveis, água mineral, itens de higiene pessoal, agasalhos e roupas de cama

Utilidade Pública

Associação de Surf de Balneário Camboriú realiza campanha de arrecadação ao RS após chuvas

A iniciativa começa a partir deste sábado (4) na Praça Almirante Tamandaré

Utilidade Pública

Frentes de trabalho avançam em seis diferentes ruas na implantação do esgotamento de Bombinhas

Desde o reinício das obras após a temporada de verão, a concessionária já instalou aproximadamente mil metros de rede

Utilidade Pública

Itapema tem o primeiro representante na Alesc

André de Oliveira, é o primeiro representante de Itapema na história da Assembleia

Utilidade Pública

Projeto Formiguinha começa operação neste domingo em Florianópolis

Nova iniciativa de transporte com micro-ônibus circular e tarifa social tem como objetivo facilitar o acesso em áreas do maciço central da cidade

Mais notícias

Geral

Balneário Piçarras lança edital para alargamento da praia

Projeto orçado em R$ 24,2 milhões envolve alargamento da faixa de areia da praia central

Economia

Investimentos em energia solar no Brasil alcançam R$ 200 bilhões

A capacidade instalada de energia solar no país agora ultrapassa 42,4 gigawatts (GW), equivalente a mais de três usinas de Itaipu