keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

PM flagrado por embriaguez ao volante tem CNH suspensa e pagará multa

No momento da abordagem, o militar recusou-se a fazer o teste do bafômetro,

imagem mostra uma sirene acesa
Foto: Imagem Ilustrativa

A 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em matéria sob a relatoria do desembargador Luiz Fernando Boller, negou o pedido de um policial militar que, após ser flagrado com sinais de embriaguez ao volante, pretendia recuperar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e cancelar multa.

No momento da abordagem, o militar recusou-se a fazer o teste do bafômetro, mas o auto de constatação apontou que o motorista apresentava “olhos vermelhos”, “hálito alcoólico” e “arrogância”, além de estar desorientado e com dificuldade para se equilibrar.

Em uma madrugada de julho de 2016, na Grande Florianópolis, o PM envolveu-se em um acidente de trânsito sem vítima. Os agentes que chegaram para atender a ocorrência perceberam os sinais de embriaguez no condutor. Ele negou fazer o teste do bafômetro e teve a CNH apreendida, posteriormente suspensa pela autoridade de trânsito. Além disso, também foi multado pela infração de trânsito classificada como gravíssima.

Para evitar as penalidades, o militar foi até o Instituto Geral de Perícias (IGP), após a ocorrência, para produzir um laudo de que não estava embriagado. Assim, impetrou mandado de segurança contra suposto ato abusivo do Conselho Estadual de Trânsito. Inconformado com a negativa do juízo de 1º grau em atender a seus pleitos, ele recorreu ao TJSC.

Alegou que os policiais militares que atenderam a ocorrência não possuem capacidade técnica para contrapor resultado apresentado pelo perito especialista do Estado, além de outros argumentos para a anulação do ato administrativo.

O relator, assim como já havia notado o magistrado de 1º grau, observou que no documento invocado pelo impetrante não há indicação de data e hora em que foi avaliado pelos técnicos do IGP.

“Não obstante isso, mesmo tendo sido realizado algum tempo depois, permitindo que o álcool fosse processado pelo organismo, o impetrante ainda apresentava hálito alcoólico, constatado na avaliação realizada no IGP, o que confirma que […] o impetrante dirigia sob a influência de álcool”, anotou o relator em seu voto, acompanhado de forma unânime pelos desembargadores Pedro Manoel Abreu e Paulo Henrique Moritz Martins da Silva, integrantes do colegiado

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Trabalhador morre após ser prensado por máquina em SC

Caio Fernando Marques sofreu parada cardíaca na madrugada desta segunda-feira (6)

Segurança

Itapema envia primeira equipe para apoiar vítimas das enchentes no RS

A Guarda Municipal auxiliará no atendimento emergencial na cidade de Eldorado do Sul

Segurança

Trabalhador morre soterrado após desabamento de mina em SC

Três outros homens ficaram feridos, mas foram resgatados e passam bem

Segurança

Socorristas precisam escolher quem salvar para não exceder o peso permitido nas aeronaves

"Recebíamos um chamado, mas, quando chegávamos, a casa já não existia mais, e a rua, só no Google Maps", relata o tenente-coronel Felipe Sommer

Segurança

Família morre abraçada após deslizamento de terra no interior do RS

O número de mortos devido às enchentes que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 83

Mais notícias

Segurança

Trabalhador morre após ser prensado por máquina em SC

Caio Fernando Marques sofreu parada cardíaca na madrugada desta segunda-feira (6)

Esportes

Promessa do surf catarinense conquista título na Austrália

Surfista de Florianópolis, aos 19 anos, superou três surfistas australianos na final