keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Moradores ficam assustados após encontrarem bicho exótico em cidade do Sul

Eles faziam a limpeza de um terreno quando se assustaram com o bicho

bichos Visor Notícias

Um animal — no mínimo inusitado — foi encontrado por trabalhadores na área rural de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba (PR). Eles faziam a limpeza de um terreno quando se assustaram com o bicho. As informações são da Banda B. Em entrevista à Banda B, o vendedor Celso Almeida, morador da região, relatou que suspeitava de que se tratava de um filhote de cobra. No entanto, realmente existe uma relação deste animal com os répteis.

Almeida tem um sítio na região e recebeu fotos do animal por meio do grupo de trabalhadores. Ele ressaltou que ficou assustado porque, apesar de ter morado no interior, nunca viu algo parecido.  “Achei até que era uma montagem. Então, liguei para várias pessoas e, a maioria, ficou bem assustada. Muitas nunca tinham visto isto. Será que era uma cabeça de bagre”, disse o rapaz à Banda B. O vendedor também citou algumas hipóteses. “Eles pensaram que era um mandorová. Será que houve um acasalamento de mandorová com cobra. Enfim, fiquei bem assustado”, refletiu.

WhatsApp Image 2020 12 04 at 13.12.15 800x639 1 Visor Notícias

Que animal é?

Biólogos do ICTBIO (Instituto de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade) explicaram que o bicho seria uma larva ou lagarta de mariposa que imita a aparência de uma serpente, ou seja, há relação com a primeira hipótese levantada pelo vendedor. “Em Ecologia, essa imitação recebe o nome de mimetismo, no qual um animal geralmente inofensivo se assemelha a outro que seja perigoso para se defender de seus agressores. No caso da lagarta em questão, o mimetismo com uma serpente possivelmente visa protegê-la, principalmente de aves, que devem ser seus principais predadores”, explicou o herpetólogo e curador do Instituto, Sérgio Morato.

Ainda de acordo com Morato, essa arte de imitação, ou camuflagem, é presente em diversos grupos de animais. Um dos exemplos são as cobras corais falsas que, geralmente inofensivas, possuem colocações similares às de cobras corais verdadeiras. Para bióloga Maristela Zamoner, que é lepidopterologista e também curadora do ICTBIO, reiterou que o animal fotografado pelos moradores da área rural de Campo Largo tem características compatíveis com as fases larvais da espécie Eumorpha labruscae, que foi descrita pelo botânico e zoólogo Linnaeus no ano de 1758.

“É importante ressaltar que esta espécie, em suas fases jovens como neste caso, não oferece risco ao humano, como ocorre com espécies dos gêneros Lonomia ou Periga. O adulto de Eumorpha labruscae é uma mariposa belíssima, prestadora do valioso serviço ecossistêmico da polinização”, disse Zamoner à Banda B.

Segundo a lepidopterologista, especialista em insetos lepidópteros, esses animais devem ser preservados como parte relevante da nossa biodiversidade. Conforme relatado por ela, as fases jovens destes animais são conhecidas há pelo menos duas décadas: “Até já ganharam os jornais algumas vezes”, mencionou.

WhatsApp Image 2020 12 04 at 13.05.22 800x689 1 Visor Notícias

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+/BandaB

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Obra bloqueia cruzamento da rua Silva com a Marcos Konder em Itajaí

Motoristas devem ficar atentos aos desvios a partir das 19h

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Mais notícias

Tempo

Governo de SC acionará grupo de respostas rápidas a eventos extremos

Expectativa é que nas próximas horas a frente fria comece a avançar em direção ao Norte

Tempo

Rio Itajaí-Mirim extravasa e pode passar de seis metros

Segundo a Defesa Civil, outros dois picos podem acontecer à meia-noite e às 5h da madrugada do domingo (19)