keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Dois filhotes de toninha são encontrados mortos com sinais de asfixia em SC

Dois filhotes toninha (Pontoporia blainvillei) foram encontrados mortos na Praia da Joaquina, em Florianópolis durante o domingo (11). O primeiro animal foi encontrado pela equipe da R3/Animal. O segundo foi através de informações repassadas pelo […]

hs Visor Notícias
Foto: R3/Animal

Dois filhotes toninha (Pontoporia blainvillei) foram encontrados mortos na Praia da Joaquina, em Florianópolis durante o domingo (11). O primeiro animal foi encontrado pela equipe da R3/Animal. O segundo foi através de informações repassadas pelo telefone por banhistas.  

Os animais foram recolhidos pela técnica de monitoramento Amanda Fernandes e o monitor Rodrigo Tiburski e levados para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal). As duas toninhas mediam 78 centímetros e 85 centímetros de comprimento.

Nesta segunda-feira (12), os resultados da necropsia apontaram para possível causa da morte asfixia/afogamento. Ambas as toninhas tinham marcas, provavelmente causada pela captura incidental, a chamada bycatch, mesmo não sendo alvo de pesca, os animais acabam capturados sem intenção. As capturas incidentais (bycatch) são as principais causas de morte da espécie. A mortalidade em redes de pesca costeiras, principalmente de emalhe, é registrada há mais de meio século, no Brasil, Uruguai e Argentina.

Segundo a presidente da R3 Animal, médica veterinária Cristiane Kolesnikovas, a equipe ficou chocada, mesmo acostumada à essas situações, pois as duas toninhas eram filhotes e ainda tinham leite no estômago.  A toninha (Pontoporia blainvillei) é a espécie de golfinho mais ameaçada de extinção no Atlântico Sul. Ela ocorre apenas no Brasil, Uruguai e Argentina.

Sua característica mais marcante é seu rostro extremamente comprido e fino, com uma testa bulbosa. A toninha é um dos menores cetáceos, podendo atingir até 1,70m, costuma viver em pequenos grupos de dois a cinco animais e tem um comportamento muito discreto, o que a torna muito difícil de ser avistada no ambiente marinho. Ela ocorre em regiões costeiras e se alimenta de peixes, cefalópodes e crustáceos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Chega a 39 o número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Informação foi atualizada pelo Governador Eduardo Leite no início da noite desta sexta-feira (03)

Geral

Balneário Piçarras lança edital para alargamento da praia

Projeto orçado em R$ 24,2 milhões envolve alargamento da faixa de areia da praia central

Geral

Helicópteros da Havan conseguem chegar a Lajeado para auxiliar população

Aeronaves transportam mantimentos para a cidade gravemente afetada

Geral

“Enem dos concursos” é adiado em todo Brasil após chuvas no RS

Decisão ocorre depois do estado gaúcho registrar altos volumes de chuva e contabilizar mortes e estragos

Geral

Vivapark Porto Belo abre ponto de coleta de doações para as vítimas das chuvas no RS

Todos os itens arrecadados serão encaminhados à Defesa Civil, que será responsável por distribuí-los às comunidades mais afetadas pelas chuvas

Mais notícias

Geral

Chega a 39 o número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Informação foi atualizada pelo Governador Eduardo Leite no início da noite desta sexta-feira (03)