keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Alesc aprova criação da Semana da Conscientização sobre Intolerância ao Glúten

Foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) um projeto de lei de autoria do deputado Marcius Machado (PL), que institui a criação da Semana da Conscientização sobre a Intolerância ao Glúten, Lactose e Alergia à Proteína do Leite de Vaca. Para se tornar lei é preciso aguardar a sanção do governador Carlos Moisés da Silva.

afb2cd25 e811 4d94 9c70 1b54e30b89b6 Visor Notícias
Para se tornar lei é preciso aguardar a sanção do governador Carlos Moisés da Silva

Foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) um projeto de lei de autoria do deputado Marcius Machado (PL), que institui a criação da Semana da Conscientização sobre a Intolerância ao Glúten, Lactose e Alergia à Proteína do Leite de Vaca. Para se tornar lei é preciso aguardar a sanção do governador Carlos Moisés da Silva. 

Segundo Marcius, a criação desta nova legislação tem como objetivo fazer com que pessoas as conheçam estas doenças, que também podem se manifestar durante a vida adulta. “Embora muito já tenha sido feito, acredito ser importante que o Poder Público Estadual estabeleça uma semana para a realização de ampla campanha de esclarecimentos acerca da intolerância ao glúten, lactose e alergia a proteína do leite de vaca. Isso contribuirá muito para a conscientização de diversos segmentos sociais”, destaca Marcius Machado. 

A indicação é para que a Semana de Conscientização aconteça na terceira semana de maio, tendo em vista que, anualmente, no dia 16 deste mês é celebrado o Dia Internacional do Celíaco – doença causada pela intolerância ao glúten. A data foi escolhida para honrar o dia de nascimento de Samuel Gee, primeiro pesquisador a reconhecer que os sintomas da doença celíaca estavam relacionados a dieta alimentar. 

A Doença Celíaca é autoimune e causada pela intolerância a proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e produtos produzidos com esses itens. Ela provoca dificuldade em absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água. Alguns sintomas aparecem entre os seis meses e dois anos e meio de vida. No entanto, isso não é regra. Portadores da doença podem manifestar os sintomas na fase adulta, como diarreia ou prisão de ventre crônica; dor abdominal; inchaço na barriga; danos a parede intestinal; falta de apetite; baixa absorção de nutrientes; osteoporose; anemia e desnutrição. 

O Intolerantes a Lactose possuem a incapacidade de digerir o açúcar do leite. O problema é resultado da deficiência ou ausência de uma enzima intestinal chamada lactase, que possibilita a absorção desse açúcar. Entre os sintomas da doença estão a náusea, dor abdominal, diarreia, gases e desconforto, que podem levar de alguns minutos até muitas horas para aparecer. 

Já a Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), é uma das mais comuns em bebês e, geralmente, é confundida com Intolerância a Lactose. A alergia é uma reação do sistema de defesa do organismo às proteínas do leite. Em um dos tipos, isso causa reações anafiláticas, já no outro o sistema imune e ataca o sistema digestivo.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Deputado Emerson Stein (MDB) faz primeiro pronunciamento após ser alvo da Operação Mensageiro

Na ação foram apreendidos documentos, um celular pessoal e um de trabalho e um notebook

Política

André de Oliveira será o primeiro Itapemense a assumir cadeira na ALESC em maio

Oliveira, que é suplente do deputado estadual Matheus Cadorin, assumirá o cargo durante o afastamento temporário de Cadorin, que se ausentará por um período de 30 dias

Política

Porto Belo está entre cidades alvos da nova fase da operação Mensageiro

Ordens de prisão e de busca e apreensão foram executadas em cidades localizadas no Norte do Estado e na região da Foz do Rio Itajaí

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Política

Promobis será votado na Câmara de Itapema nesta terça (23)

Caso aprovado, Itapema fará parte do projeto de transporte integrado dos municípios da Amfri

Mais notícias