keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Hemosc reforça importância na doação de sangue e de medula óssea

Normalmente, há um acréscimo populacional nas cidades do Litoral e de acidentes também, o que aumenta a necessidade do doador neste período

barco naufraga e uma pessoa desaparece na divisa entre sc e pr 1554200797 Visor Notícias

 

O aumento da demanda no banco de sangue durante o final de ano torna a doação de sangue ainda mais importante. “Nós entramos em um momento crítico em relação à doação de sangue. Normalmente, há um acréscimo populacional nas cidades do Litoral e de acidentes também, o que aumenta a necessidade do doador neste período’’, destaca Cláudia Lima, do setor de captação do Hemosc.

Aos interessados em doar, é necessário prestar atenção em alguns critérios antes de se dirigir ao Hemosc. Para doar sangue, as pessoas precisam ter de 16 a 69 anos, estar em boas condições de saúde e pesar acima de 50 quilos. Para os menores de idade, é obrigatório o acompanhamento dos pais ou responsáveis na hora de doar. A idade limite para realizar a primeira doação é de 60 anos.

“O processo é simples e leva de 30 a 40 minutos ao todo. Os candidatos realizam um cadastro, uma pré-triagem e um questionário e depois passam por uma triagem clínica”, como afirma Cláudia Lima. Após esse processo, começa a doação, que pode levar de 5 a 10 minutos. “Por fim, o doador recebe um lanche e só depois é liberado”, disse.

Existem algumas coisas que impedem os doadores de fazerem as doações. Quem realizou cirurgia, exame invasivo (endoscopia ou colonoscopia) ou fez tatuagem recentemente, o Hemosc recomenda que aguarde seis meses para retornar e realizar a doação. O uso de alguns medicamentos também pode impedir a doação, mas cada caso é analisado na hora da triagem.

Medula óssea

A doação de medula óssea ainda é desconhecida por grande parte da população. Diferente da retirada de sangue, o doador de medula precisa passar por um outro processo para finalmente doar. “Quando alguém se interessa em doar medula, os dados dessa pessoa ficam disponíveis em um cadastro mundial. A amostra para o exame da medula pode ser feita quando for doar sangue”, destaca Cláudia Lima. 

A coleta de sangue será enviado ao laboratório e é examinada a compatibilidade sanguínea do candidato. O cadastro feito no Hemosc e o exame de compatibilidade ficam disponíveis no Registro Brasileiros de Doadores de Medula Óssea (Redome). Com esse registro, será possível buscar pacientes que estão à espera por um transplante. 

“Depois que houver uma compatibilidade, o doador passa por uma nova bateria de exames e, só depois, é feita a doação por meio de um procedimento cirúrgico”, diz.

Para fazer parte do banco de medula é necessário ter de 18 a 55 anos. Além de não ter nenhum tipo de insuficiência cardíaca ou hepática e doenças auto imunes. “O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para milhares de portadores de leucemia e algumas outras doenças do sangue”, como explica Cláudia Lima. A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a uma em um milhão.

A medula óssea é um tecido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por tutano. É fundamental para o desenvolvimento das células sanguíneas, pois é lá que são produzidos os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos) e as plaquetas.
São células importantes para o sistema de defesa do organismo, oxigenação de células e coagulação de sangue.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Homem morre em trilha e corpo é resgatado por helicóptero em SC

Homem de 56 anos passou mal enquanto caminhava em morro íngreme

Geral

Evento na Capital marca o início da safra da tainha em Santa Catarina

Ato foi realizado na Praia do Campeche e marca o início da captura artesanal da espécie

Geral

Temporais avançam do RS para Santa Catarina com alerta de chuvas intensas

Previsão aponta para acumulados que podem chegar a 200 milímetros

Geral

Escola de Cães-Guias Helen Keller busca voluntários socializadores

Com a chegada dos oito filhotes, a escola busca pessoas que “vão apresentar o mundo ao futuro cão-guia”

Mais notícias

Geral

Homem morre em trilha e corpo é resgatado por helicóptero em SC

Homem de 56 anos passou mal enquanto caminhava em morro íngreme

Esportes

Serra do Rio do Rastro ficará interditada sábado (04) e domingo (05)

Interdição se dará em função da realização do evento esportivo Rio do Rastro Marathon 2024