keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Vigilância Sanitária alerta para cuidados com alimentos vencidos no verão

As altas temperaturas e a umidade típicas do verão exigem alguns cuidados extras na hora da compra e do armazenamento de alimentos.

bandas de itapema se reunem para festival de rock n roll neste sabado 06 1554413634 Visor Notícias

As altas temperaturas e a umidade típicas do verão exigem alguns cuidados extras na hora da compra e do armazenamento de alimentos. A atenção deve ser redobrada desde a seleção do alimento nos mercados até o consumo. Na hora da compra, além de conferir o prazo de validade do produto, é preciso checar também a temperatura de armazenagem e o seu estado de conservação.

“É preciso ficar muito atento principalmente com os produtos de origem animal como queijos, presuntos, salames e carnes porque esses têm um prazo de validade menor e devem ser armazenados da forma como é recomendada pelo fabricante”, alerta a diretora da Vigilância Sanitária, Raquel Bittencourt.

Outro cuidado é com os alimentos congelados. O consumidor deve verificar, ainda no momento da compra, se o produto ou a embalagem apresentam marcas de que ele foi descongelado. “Se está numa caixa de papelão é preciso ver se essa caixa está amolecida, se tem manchas de congelamentos ou cristais de gelo ao lado de fora da embalagem. Isso significa que o produto não está bom para o consumo”, explica Bittencourt.

Ao chegar em casa, é importante que os produtos congelados ou refrigerados sejam colocados imediatamente na geladeira ou no freezer, para evitar que fiquem muito tempo fora do ambiente de conservação adequado. Caso o consumidor perceba algum problema durante ou após a compra, o procedimento correto é procurar o gerente do estabelecimento e solicitar a troca do produto. Se a troca não for possível, é direito do consumidor receber o dinheiro de volta caso a compra tenha sido realizada.

O consumidor também pode reclamar sempre que adquirir um produto impróprio para o consumo, com prazo de validade vencido ou que apresente sabor, cheiro ou aparência diferentes do normal. A denúncia pode ser formalizada na Vigilância Sanitária Estadual pelo telefone (48) 3251-7990 ou no órgão do seu município.

No caso de consumir o alimento e passar mal com intoxicação, procure imediatamente um médico. Guarde as receitas de medicamentos, os comprovantes de despesas e procure a vigilância sanitária. Essa documentação pode servir como prova para um eventual pedido de ressarcimento.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

VÍDEO: Pilotos de jatos de Santa Catarina se mobilizam para levar ajuda ao Rio Grande do Sul

Voos vão levar doações de itens de primeira necessidade e começam neste sábado (04)

Geral

Alerta de hidrólogos sugere evacuação de Porto Alegre

Veja as áreas que possivelmente sejam alagadas caso o sistema de contenção falhe

Geral

Santa Catarina tem quase 200 desalojados em função da chuva

Quatro municípios estão em situação de emegência

Geral

Procon apreende 30 quilos de carne vencida em SC

A ação faz parte de uma série de inspeções que estão sendo conduzidas pelo órgão

Geral

Chega a 39 o número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Informação foi atualizada pelo Governador Eduardo Leite no início da noite desta sexta-feira (03)

Mais notícias

Geral

VÍDEO: Pilotos de jatos de Santa Catarina se mobilizam para levar ajuda ao Rio Grande do Sul

Voos vão levar doações de itens de primeira necessidade e começam neste sábado (04)

Segurança

Homem é ameaçado a mão armada em Tijucas

Acusado ainda não foi encontrado pela Polícia Militar