keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

MPSC retira sigilo de mais uma etapa da operação que investiga compra de respiradores em Santa Catarina

Desde o início das investigações, a fim de garantir o princípio da transparência, a força-tarefa vem tornando pública cada fase da apuração sobre a compra emergencial pelo Estado de 200 ventiladores pulmonares em que o sigilo não se faz mais necessário.

4f2e940a17bb4740cd75e7b5c2d01064 Visor Notícias

Como tem procedido desde o início das investigações, ao final de cada fase em que o sigilo não se faz mais necessário, o chefe do Ministério Público de Santa Catarina, Fernando da Silva Comin, tornou público mais uma etapa da Operação O2. Na noite desta segunda-feira (27), após concluir a fase de instrução do Inquérito Civil n. 06.2020.00001921-9, que apura eventuais atos de improbidade administrativa na compra emergencial pelo Estado de 200 ventiladores pulmonares, a força-tarefa retirou o sigilo das investigações.

Ao tornar público o procedimento, a fim de atender ao princípio da transparência, prática que vem sendo adotada desde que a força-tarefa O2 foi constituída, também foi deferido o compartilhamento dos autos com a Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa (CPI) criada para apurar possíveis irregularidades na compra dos respiradores. Reiteradas vezes, o MPSC indeferiu o compartilhamento das provas tanto para a CPI como para a OAB a fim de não atrapalhar as diligências que estavam em curso.

“Em regra, os atos do Estado e de seus agentes devem ser públicos. E diante do fato de que o sigilo do feito não é, no momento, uma necessidade para o adequado desenvolvimento da investigação e de que não há provas protegidas por reserva de jurisdição, não há motivos para manter o decreto do sigilo dos autos”, explicam os integrantes da força-tarefa. As informações que dizem respeito à apuração criminal fazem parte de investigação sigilosa no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A força-tarefa O2 já colheu cerca de 60 depoimentos e analisou uma série de documentos apreendidos durante as buscas e apreensões deflagradas durante o curso das investigações. A apuração ainda segue.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

VÍDEO: Pilotos de jatos de Santa Catarina se mobilizam para levar ajuda ao Rio Grande do Sul

Voos vão levar doações de itens de primeira necessidade e começam neste sábado (04)

Geral

Alerta de hidrólogos sugere evacuação de Porto Alegre

Veja as áreas que possivelmente sejam alagadas caso o sistema de contenção falhe

Geral

Santa Catarina tem quase 200 desalojados em função da chuva

Quatro municípios estão em situação de emegência

Geral

Procon apreende 30 quilos de carne vencida em SC

A ação faz parte de uma série de inspeções que estão sendo conduzidas pelo órgão

Geral

Chega a 39 o número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Informação foi atualizada pelo Governador Eduardo Leite no início da noite desta sexta-feira (03)

Mais notícias

Geral

VÍDEO: Pilotos de jatos de Santa Catarina se mobilizam para levar ajuda ao Rio Grande do Sul

Voos vão levar doações de itens de primeira necessidade e começam neste sábado (04)

Segurança

Homem é ameaçado a mão armada em Tijucas

Acusado ainda não foi encontrado pela Polícia Militar