keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Próximos dias com queda brusca nas temperaturas, mais chuva e formação de ciclone

Previsão indica que Litoral deve registrar entre 7ºC a 10ºC

Imagem mostra casal na chuva e frio
Foto: Julio Cavalheiro/Secom/Ilustrativa

Os eventos climáticos extremos, como as chuvas torrenciais que caíram em Santa Catarina nos últimos dias, não devem parar muito cedo. Segundo a Epagri/Ciram e Defesa Civil, esta será uma semana de muitas viradas no tempo. Nos próximos dias o Estado enfrentará mais chuvas intensas, a passagem de uma frente fria e a formação de um ciclone, seguida de abertura de sol e uma queda brusca nas temperaturas, com possibilidade inclusive de geada.

O especialista Ronaldo Coutinho indica que, embora as chuvas se distanciem a partir de quarta-feira (17) com o retorno do sol, o verdadeiro foco para os observadores do clima estará no fim de semana (20 e 21), quando as condições se estabilizam mas as temperaturas permanecerão baixas. Prevê-se que as mínimas alcancem de 7°C a 10°C na maior parte das cidades litorâneas, enquanto no sul do estado e na Serra, os termômetros podem registrar valores próximos de zero.

O destaque, no entanto, fica para a Serra Catarinense, onde há previsão de geada isolada nas áreas mais altas. A expectativa é que as temperaturas nessas localidades possam atingir marcas negativas, principalmente em baixadas e vales durante as madrugadas.

Umidade e circulação marítima

Nesta segunda-feira (15), a umidade e a circulação marítima deixam o tempo instável no Estado, trazendo mais chuvas volumosas. A partir da terça-feira (16), outro sistema será responsável por trazer chuvas a Santa Catarina por conta de um ciclone extratropical intenso que está se formando na Argentina. O fenômeno trará uma frente fria que provocará instabilidades no tempo na região Sul do Brasil.

Já na quarta-feira (17), o ciclone se afasta e dá espaço para uma massa de ar seco e frio, fazendo com que a chuva dê uma trégua. Segundo o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri Ciram, o tempo deve ficar aberto, com predomínio de sol por quatro ou cinco dias.

Desde a última quarta-feira (10), o estado de Santa Catarina está sendo atingido por fortes chuvas, que causaram alagamentos, deslizamentos e deixaram diversas famílias desabrigadas. Em alguns municípios, serviços de educação e saúde estão suspensos até que a situação se amenize.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Rio do Sul registra dia mais chuvoso em oito anos

Em apenas 24 horas, o rio subiu quase cinco metros e meio, provocando uma nova enchente na cidade

Tempo

Governo de SC acionará grupo de respostas rápidas a eventos extremos

Expectativa é que nas próximas horas a frente fria comece a avançar em direção ao Norte

Tempo

Rio Itajaí-Mirim extravasa e pode passar de seis metros

Segundo a Defesa Civil, outros dois picos podem acontecer à meia-noite e às 5h da madrugada do domingo (19)

Tempo

VÍDEO: Alerta para risco de alagamentos em São João Batista

Segundo a DEfesa Civil, nível do Rio Tijucas atingiu 5,32 metros às 19h deste sábado (18)

Mais notícias

Infraestrutura

Governo do Estado reativa Centro Integrado de Operações da Defesa Civil

O centro tem a função de monitorar e coordenar as ações de resposta às emergências decorrentes das chuvas