keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Moradores encontram tartaruga-gigante de 2 metros encalhada viva em praia de SC

Pesquisadores constataram que o animal estava vivo e encalhado na areia. Ele media 1,95 metro e pesava cerca de 250 quilos

tartaruga Visor Notícias

Moradores encontraram uma tartaruga-de-couro, também conhecida como tartaruga-gigante  encalhada viva em uma praia de Itapoá, no Litoral Norte do Estado. O animal está ameaçado de extinção e foi localizado por um morador do bairro Barra do Saí.  Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), o caso é considerado “raríssimo” porque o animal estava vivo quando encalhou, já que geralmente eles aparecem mortos na costa. A tartaruga foi encontrada com ferimentos no olho, cicatrizes na cabeça e lesão na nadadeira.

O PMP informou que as escoriações podem indicar que o animal tenha interagido com artefatos de pesca e possivelmente afogado. Ela foi levada para o Paraná, onde teria melhores condições para o tratamento. No entanto, o animal não resistiu aos ferimentos e morreu.

Foi o primeiro caso em que uma tartaruga-gigante encalhou vivo na costa catarinense desde que iniciou o monitoramento pelo PMP, há cerca de oito anos. A veterinária Giulia Gaglianone Lemos, explicou como a tartaruga pode ajudar nos estudos para a preservação do animal.

“Quando [os animais] encalham mortos, eles aparecem na praia alguns dias após a morte, num estágio de decomposição avançado. Nem sempre se tem a possibilidade de ter todas as respostas. Essa em específico não, vamos conseguir ter um monte de respostas. É uma oportunidade valiosa de aprendizado e estudos para fazer políticas públicas de conservação”, explicou.

Em conjunto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) serão feitos exames para ajudar a entender a causa da morte, além de outras características do animal. No Norte de Santa Catarina, o PMP atua em conjunto com a Universidade da Região de Joinville (Univille). O morador da Barra do Saí encontrou a tartaruga e chamou o PMP, que foi até o local. Os pesquisadores constataram que o animal estava vivo e encalhado na areia. Ele media 1,95 metro e pesava cerca de 250 quilos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: AN/G1

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Animal

Vivapark Porto Belo terá Feira de Adoção neste sábado (04)

Ação tem como objetivo encontrar novos lares para animais resgatados de situação de rua ou maus tratos

Animal

Safra da tainha começa com três toneladas capturadas

Pesca artesanal de tainha segue até 31 de julho em Santa Catarina

Animal

Após morte de Joca, tutores se manifestam em aeroportos do país

Tutores de pets e organizações não governamentais de defesa de animais protestaram em outras capitais do país

Animal

Após morte de Joca, tutores se manifestam em aeroportos do país

Tutores de pets e organizações não governamentais de defesa de animais protestaram em outras capitais do país

Animal

Ônibus é apreendido com animais em situação precária no bagageiro

O veículo cobriria uma distância de 2300 quilômetros, colocando os cães em risco

Mais notícias

Saúde

Secretaria da Saúde libera vacina contra a gripe à população de SC maior de 6 meses de idade

O objetivo é reduzir o número de hospitalizações e casos graves da doença

Geral

Chuvas causam danos em 19 cidades e já contabilizam 37 desalojados em SC

O desalojados estão em Praia Grande, São Joaquim, Orleans e São João do Sul