Prefeitura de Itapema
Penha

Águas de Penha reforça abastecimento na região das pousadas  

 

A  Águas de Penha acaba de realizar uma obra de interligação no sistema para reforçar o abastecimento na região das pousadas, na Avenida Alfredo Brunetti, próximo ao Parque Beto Carrero World. Com a interligação, a região deixa de depender do reservatório do Morro  do Ouro para pressurização. A obra consiste na  alimentação direta na adutora de 300 milímetros

A interligação contribuiu para a estabilizar as pressões ao longo do dia, eliminando os períodos de baixa pressão identificados principalmente em épocas de alto consumo como Ano Novo e Carnaval. Conforme Guilherme Bueno, supervisor operacional da Águas de Penha,  a  melhoria no sistema faz parte do plano operacional da empresa para amp-liar o fornecimento de água e manter a qualidade dos serviços oferecidos. "A concessionária busca  trabalhar de forma eficiente para garantir o abastecimento contínuo de água tratada", acrescenta.

A Águas de Penha planeja investir, em 2018, R$ 40 milhões em obras de saneamento. O montante dos recursos será aplicado em quatro grandes obras, entre elas o  sistema de captação de  água bruta no rio Luis Alves, adutora de água bruta com diâmetro de 500 milímetros e aproximadamente 22 quilômetros de extensão, uma Estação de Tratamento de Água (ETA), além de melhorias na distribuição com a execução de uma adutora de água tratada para regularização das pressões em pontos mais afastados do sistema como a Praia Grande.

A ETA contará  com dois reservatórios de  mil metros  cúbicos, centro de desidratação de lodo e Estação de Recalque de Água Tratada (ERAT). A previsão para conclusão dos trabalhos é de 12 meses após o início das obras.