keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Vereador quer que FAACI inclua pagamento de ração para animais como forma de compensação ambiental

O Projeto de Lei já foi lido na Sessão e agora segue o trâmite pelas comissões legislativas

WhatsApp Image 2022 05 13 at 16.56.23 e1652472206304 Visor Notícias
Divulgação

Ter um animal de estimação é algo especial, que permite uma ampla troca de afeto. Mas manter um animal em casa exige cuidados permanentes como alimentação do pet, vacinação, cuidados com a higiene do animal e também cuidados médicos. Em Itapema, o grupo das “Protetoras em Ação” está constantemente lançando campanhas nas redes sociais na tentativa de arrecadar ração para os carros que estão no abrigo ou recebendo cuidado de tutores.

Assim que percebeu esse movimento, o Vereador Léo Cordeiro (MDB), que se identifica com a causa animal, buscou uma solução. Na Sessão Legislativa de terça-feira, 10/05, ele apresentou o Projeto de Lei 58/2022, que regulamenta a doação de ração para animais domésticos (cães e gatos) como forma de compensação ambiental. Atualmente, essa compensação, nos casos que se especifica, ocorre exclusivamente por aquisição e entrega mudas de árvores nativas.

O PL proposto determina que as rações serão destinadas para tutores em situação de hipossuficiência ou organizações sem fins lucrativos cadastradas junto a FAACI, tendo como objeto a defesa da causa animal. A matéria permite que uma demanda da comunidade, no caso a necessidade de ração animal de boa qualidade, seja atendida e sinaliza um caminho para as políticas de atenção aos animais.

Como o tema é de grande relevância e a causa animal vem sendo amplamente discutida na Câmara de Vereadores, o vereador Léo Cordeiro convidou seus pares para também assinarem como coautores do Projeto de Lei. A matéria já foi lida na Sessão e agora segue o trâmite pelas comissões legislativas.

“Eu tenho acompanhado de perto as dificuldades e dores do grupo das Protetoras em Ação e fui em busca de soluções. Também sabemos que muitas famílias não conseguem manter a ração de seus pets e acabam abandonando os animais. Foi então que percebemos que é possível ampliar as formas da compensação ambiental, nos casos em que é realizada. Outros municípios, como Porto Belo, já adotaram essa prática.  Agora chegou a hora de executarmos aqui também, ainda mais que essa medida não onera os cofres públicos” – justificou Léo Cordeiro

Também assim o PL os vereadores Adriano Pivotto, Carlos Alexandre de Souza (Xepa),  Beth Rocha, Eurico Osmari, Huan Back, Jaison Simas, Jean do Dimar, João da Farmácia , Raquel Josino,  Ney da Van,  Ley Dias e Zulma Souza. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Política

Promobis será votado na Câmara de Itapema nesta terça (23)

Caso aprovado, Itapema fará parte do projeto de transporte integrado dos municípios da Amfri

Política

Deputado de SC é o primeiro parlamentar “carbono zero” reconhecido pela ONU

Jorge Goetten foi reconhecido nesta segunda-feira (22) em Brasília

Política

SC projeta R$ 53 bilhões em orçamento para 2025

Proposta prevê investimento em recuperação de rodovias e incentivo ao empreendedorismo

Política

SC tem 19 prefeitos presos por supostos atos de corrupção

As operações conduzidas pelo Gaeco começaram há menos de dois anos

Mais notícias

Segurança

Padrinho que filmava criança durante banho é indiciado pela polícia

O suspeito ficou sozinho na casa e conseguiu gravar a menina por um pequeno acesso na parede, sem que ela percebesse

Segurança

Marido embriagado é preso por agredir esposa em Camboriú

Agressões começaram após mulher pedir a separação