keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Um ano de pandemia em SC: estado teve reforço de mais de cinco mil profissionais de saúde

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), de março de 2020 a março de 2021, a SES ampliou seu quadro em 2.670 profissionais.

X
Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Arquivo/ Secom

Quando a pandemia chegou a Santa Catarina, para o grupo de profissionais do qual faz parte a enfermeira Luciane Buchner, a opção foi atuar numa das funções essenciais: salvar vidas. Ela está entre os mais de cinco mil novos profissionais que foram chamados para a linha de frente do combate à Covid-19 no estado. No quadro da Secretaria de Estado da Saúde (SES), são 2,6 mil profissionais a mais e na rede de hospitais filantrópicos, são cerca de 2,5 mil, em uma ampliação sem precedentes na rede de saúde.

Aos 32 anos, Luciane ajuda a coordenar uma equipe de mais de 60 profissionais na UTI Covid do Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis. São oito horas diárias dentro da Unidade de Tratamento Intensivo, onde é preciso superar a exaustão e o desgaste emocional para cuidar dos pacientes e desempenhar o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar de enfermagem.

“Neste momento é preciso ser forte, porque para a equipe eu sou uma das pessoas que tem que transmitir segurança, força, dar acolhimento e ânimo. Estamos cansados, mas entregando o melhor para cumprir com a nossa missão de cuidar das pessoas”, relata a enfermeira.

Luciane já tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19. Para ela, o que traz alívio e esperança também representa oportunidade de fazer ainda melhor na linha de frente do combate contra a doença. “Após a vacina, um novo momento de oportunidades se abre, sem que possamos baixar a guarda para a prevenção necessária. Esta é a oportunidade de ser criativo, fazer melhor, acolher a equipe, ser resiliente para salvar a vida dos pacientes e o futuro das suas famílias”, afirma Buchner.

Mais profissionais
De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), de março de 2020 a março de 2021, a SES ampliou seu quadro em 2.670 profissionais. As vagas contemplam médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, além de funções na área administrativa dos hospitais.

Atualmente, o quadro da Secretaria conta com mais de 12 mil profissionais. Para qualificar o atendimento, eles foram capacitados por meio de cursos promovidos pela Diretoria de Educação Permanente em Saúde (DEPS). Foram mais de 1,4 mil horas/aula.

Conforme a Federação de Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina (FEHOESC), na rede de hospitais filantrópicos, em mais de 50 unidades que realizam o atendimento Covid, o quadro de pessoal foi ampliado em 2,5 mil profissionais para o enfrentamento da pandemia.

“Todos estes profissionais têm sido exemplares e fundamentais na linha de frente do combate à pandemia em Santa Catarina. Para cada leito direcionado ao tratamento dos pacientes com Covid-19, há toda uma equipe que entrega trabalho, profissionalismo, conhecimento e empatia a todos que precisam de atendimento hospitalar, seja ele clínico ou de alta complexidade”, destaca o governador Carlos Moises.

Trabalho essencial em todas as fases de enfrentamento
A luta contra o coronavírus ainda não acabou e o trabalho dos profissionais da saúde continua sendo essencial, especialmente, para os cerca de 2,6 mil pacientes internados em leitos de enfermaria e de UTI para tratamento da Covid-19 no estado.

Nas vitórias sobre a doença, encontramos as digitais das equipes de profissionais da saúde. Desde o início da pandemia, mais de 690 mil pessoas se recuperaram da Covid-19. Toda vez que um paciente recebe alta dos hospitais, os milhares de profissionais da saúde espalhados pelo estado veem as forças renovarem sob o aplauso da esperança.

São eles também que, neste momento importante de enfrentamento ao coronavírus, ajudam a reforçar a confiança em dias melhores, por meio das mais de 400 mil doses de vacina já aplicadas nos catarinenses.

Fonte: Visor Notícias

Coronavírus

SC receberá mais de R$ 20 milhões para Centros de Atendimento Covid

Os recursos destinados para os 99 municípios serão para as competências financeiras de abril a junho.

Coronavírus

Vacinação contra a Covid-19 pode ser agendada de forma online em São José

No site, o cadastro está liberado para todos, porém agora o QR-Code está sendo enviado via Whatsapp.

Coronavírus

SC confirma 45 novos casos da variante brasileira e dois casos novos casos da variante do Reino Unido

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) reforça que os cuidados de prevenção à Covid-19 devem ser adotados por toda população catarinense para redução da transmissão do coronavírus.

Coronavírus

Santa Catarina ultrapassa 12 mil mortes por coronavírus

Casos de infecção pelo novo coronavírus já foram confirmados em todos os 295 municípios de Santa Catarina.

Coronavírus

Coronavírus em SC: Matriz de Risco aponta quatro regiões em estado grave e 12 em nível gravíssimo

No último boletim, divulgado em 03 de abril, apenas a região de Xanxerê encontrava-se no nível grave, as demais estavam em estado gravíssimo

Mais notícias

Economia

Consumo de gás natural em Santa Catarina cresceu 8,5% em março

Entre os setores que utilizam gás natural, o destaque no consumo foi a indústria

Cidades

Audiência Pública discute LDO e PPA em Porto Belo

A Lei de Diretrizes Orçamentárias, - LDO, estabelece as metas e prioridades da Administração Pública para o exercício financeiro seguinte, orientando a elaboração e execução do Orçamento