keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Trabalhadores de pedreira no RS recebiam crack como pagamento

Trabalhadores eram submetidos a condições de trabalho análogas às de escravidão

pedreira Visor Notícias
Foto: PC/Divulgação

Uma ampla operação conduzida pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul resultou na prisão de cinco pessoas e no resgate de três trabalhadores de uma pedreira na zona rural de Taquara, região metropolitana de Porto Alegre. Os trabalhadores estavam sendo submetidos a condições de trabalho análogas às de escravidão, recebendo pedras de crack como forma de pagamento.

O delegado Valeriano Garcia Neto, que comandou a operação denominada Pó de Pedra II, descreveu o cenário encontrado: “Indivíduos dormindo em alojamentos improvisados, totalmente desprovidos de condições de salubridade, desrespeitando normas sanitárias, trabalhistas e tributárias.”

Durante a operação, que é a segunda fase de uma investigação que começou há seis meses, a polícia utilizou cães farejadores para descobrir pacotes de drogas escondidos debaixo de telhas no local. A pedra grês, extraída da pedreira, é comumente utilizada na construção civil para obras externas, como calçadas, jardins e muros.

Entre os detidos estão o recrutador dos trabalhadores e operadores da pedreira, envolvidos no transporte e comércio do material extraído, além de participarem do tráfico de drogas. A primeira fase da operação, realizada em dezembro, já havia resultando em prisões relacionadas ao tráfico.

A polícia conseguiu as informações que embasaram as ações por meio de e-mails e interceptações telefônicas com autorização judicial. O delegado Garcia Neto também apontou que o funcionamento irregular da pedreira configura crime ambiental.

Os trabalhadores resgatados foram encaminhados à assistência social de Taquara para acolhimento e tratamento de possíveis dependências químicas. A secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania da cidade declarou que o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) fará contato com os familiares dos envolvidos e prestará auxílio para reintegrá-los ao mercado de trabalho formal, uma vez que estejam recuperados.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Adolescente é espancado e torturado em escola particular de SC

Advogado defende que os dirigentes da escola sejam criminalmente responsabilizados por omissão

Segurança

Homem morre após cair em silo em SC

Jovem chegou a ser socorrido, mas não resistiu

Segurança

Operação interestadual recupera computador furtado em aeroporto de SC

Criminosos foram presos em flagrante ao desembarcarem em São Paulo

Segurança

Homem morre carbonizado em acidente de trânsito em SC

Acidente ocorreu por volta das 13h30 deste sábado (18)

Segurança

Mãe e filhas pulam janela para fugir de homens armados

"Eu ouvi vozes dentro da casa e, imediatamente, pulei pela janela com minhas filhas"

Mais notícias

Tempo

VÍDEO: Enchente bloqueia ruas de Presidente Getúlio

As chuvas intensas que caíram sobre a região nas últimas horas resultaram em alagamentos

Segurança

Adolescente é espancado e torturado em escola particular de SC

Advogado defende que os dirigentes da escola sejam criminalmente responsabilizados por omissão