keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Cidades para conhecer em Santa Catarina

Tem várias cidades para visitar em Santa Catarina, por isso trouxemos 4 locais, e o que fazer em cada um para facilitar a sua escolha.

pomerode Credito editorial William Avila Shutterstock.com shutterstock 2109732470 Visor Notícias

Tem várias cidades para visitar em Santa Catarina, por isso trouxemos 4 locais, e o que fazer em cada um para facilitar a sua escolha.

Tudo começa com planejamento. Uma boa viagem, especialmente quando o destino é repleto de opções variadas, só vai funcionar se você tiver um bom panorama do que pretende fazer. As surpresas, é claro, tendem a agregar valor à experiência, mas nada melhor do que já ficar por dentro do que alguns destinos em Santa Catarina reservam.

1. Pomerode

pomerode Credito editorial William Avila Shutterstock.com shutterstock 2109732470 Visor Notícias
Fonte: Divulgação

O primeiro ponto a se considerar ao planejar uma viagem é a acomodação. E nenhuma cidade tem tanto capricho neste quesito quanto Pomerode, no Vale do Itajaí, considerada a mais acolhedora de Santa Catarina – e a quinta no ranking nacional.

Não é para menos: apesar de contar com apenas dois hotéis, a cidade tem pousadas que são responsáveis por cativar visitantes de todo o Brasil, contemplando quase mil leitos. Muitas propriedades foram reformuladas, bem como hospedagens por plataformas como Airbnb.

Um dos principais atrativos é o zoológico mais antigo do Estado, situado na região central. O Zoo Pomerode, um passeio perfeito para o primeiro dia de viagem, foi fundado em 1932 e é lar de 900 animais de mais de 220 espécies. É um espaço de preservação ambiental, com animais retirados de circos ou dos maus tratos, vivendo em recintos próprios.

Para completar o dia, uma visita ao Parque de Experiências Vila Encantada deve fazer os pequenos mergulharem na aventura. É como uma imersão em um parque de dinossauros, com réplicas dos animais extintos e atividades de escavação e arqueologia, unindo lazer e práticas educativas.

Quem disse que é preciso esperar o inverno para curtir o frio? Um segundo dia em Pomerode pode ser em meio à neve, com uma visita ao Alles Park. Com características bem germânicas, reúne comidas típicas e cenários de enxaimel perfeitos para fotos.

Uma visita à cidade não será completa sem uma passada na Rota do Enxaimel. Trata-se da maior concentração de casas em enxaimel fora da Europa, distribuídas ao longo de 16 quilômetros.

Ela foi categorizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das Melhores Vilas Turísticas do mundo. Lá você pode visitar fábricas de chocolate, com opção de degustação, aprender sobre receitas locais e comprar bolachas artesanais. Pintadas à mão, elas são um legado centenário!

Se a sua pegada é o turismo de aventura, um terceiro dia em Pomerode deve ficar reservado para as trilhas. Há também atividades como voo de parapente e balão, além de passeios guiados pela natureza, como pelo Morro Azul, um importante cartão-postal que une a cidade a Timbó.

Se a intenção é algo mais relaxado, a experiência indicada é uma visita ao Centro Histórico ou às cervejarias da região central, com direito a um tour pela fábrica.

Para começar o dia, a melhor opção é um café da manhã reforçado, com strudel, cuca, linguiça, pão de batata, aipim e geleias naturais. Na hora do almoço, aproveite o que há de melhor: o marreco recheado. Já um passeio de fim de noite pede cervejas e chopes artesanais.

2. Nova Veneza

gondola nova veneza edited Visor Notícias
Gôndola de Nova Veneza

Há 16 anos, uma gôndola trazida de Veneza, na Itália, descansa no Centro de uma cidade ao Sul de Santa Catarina. Lucille, como foi nomeada, é um dos símbolos mais associados ao município de Nova Veneza, que expõe aos visitantes este presente artesanal do governo italiano, simbolizando a aproximação entre as cidades.

A região central da pequena cidade é aconchego puro, com casarios antigos, da época da imigração, além da Paróquia São Marcos e do Museu do Imigrante.

Um passeio a pé já leva o visitante aos empreendimentos gastronômicos mais tradicionais, podendo se refrescar em gelaterias ou saborear a produção colonial de chocolate artesanal. Essa é a pedida do primeiro dia, destinado também aos atrativos culturais e históricos.

Nova Veneza é um destino ainda mais especial para os apaixonados, com pousadas ambientadas especialmente para os casais. Além das pequenas pousadas, que também têm opções vinculadas à natureza, a cidade dispõe de três hotéis e cerca de 300 leitos.

3. Urubici

3079097 resize 1100 Visor Notícias
Fonte: Prefeitura Municipal de Urubici

Dono de mais de 20 atrativos naturais de encantar os olhos, um dos paraísos serranos se chama Urubici. A cidade não é apenas um reduto de locais “instagramáveis”, mas também um destino certeiro para quem busca o turismo de contemplação.

Seu ponto forte são os parques e estruturas montadas para garantir vistas incomparáveis, como a da passarela que coloca em perspectiva a esbelta cachoeira Papuã. Este local, inclusive, se destaca pela acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Grandes cenários pedem grandes aventuras – e é para isso que vale reservar o primeiro dia de viagem. É em Urubici que fica o Parque Mundo Novo, onde é possível descer de tirolesa, saltar de pêndulo ou relaxar no pedalinho, além de fazer cavalgadas e um trajeto de skybike. Esta última atração vem sendo uma das mais procuradas nos últimos tempos.

O segundo dia pode privilegiar a contemplação e as caminhadas. Como os principais atrativos são ao ar livre, o ideal é acordar cedo. Subir a Serra Catarinense pede uma passada no Parque Altos do Corvo Branco e em seus diversos mirantes e vistas memoráveis.

Com altíssimos penhascos e a 1.500 metros de altitude, o Cânion Espraiado atrai os mais aventureiros. Já uma visita ao tradicional Morro da Igreja requer agendamento e autorização prévia do ICMBio.

Um passeio pelo Jardim Secreto leva a um espaço colorido e cultivado há anos, que parece ter saído de um filme de romance. É um pedaço da França em solo urubiciense, a chance perfeita para admirar a natureza e tomar um café da tarde diferenciado.

Com cerca de cinco mil leitos, a cidade conta com dois hotéis e é repleta de chalés. Os restaurantes locais não têm um prato tradicional específico, mas a truta de Urubici é responsável por conquistar os paladares. Para além da culinária serrana, há estabelecimentos que unem a gastronomia local a receitas italianas.

4. Balneário Camboriú

o que fazer em balneario camboriu 1 Visor Notícias
Fonte: Divulgação

Com seus altíssimos prédios e o metro quadrado mais caro do Brasil, Balneário Camboriú une o requinte à brisa litorânea. Não é raro encontrar carros de luxo cruzando a Avenida Atlântica, bem como grupos de amigos chegando à cidade para curtir casas noturnas de renome.

O seu primeiro destino turístico em “BC” pode ser o mais visitado: a bela Praia Central. O banho de mar e o descanso embaixo do guarda-sol são tomados por tranquilidade, que permaneceu após as obras de alargamento da faixa de areia.

O fluxo de pessoas começa logo pela manhã, com famílias acordando cedo e levando coolers e estruturas. O primeiro dia na cidade vale uma caminhada pela movimentada Avenida Atlântica, que termina no recém-reformado Pontal Norte, bastante frequentado.

Uma visita aos dois grandes shoppings de Balneário Camboriú é a pedida para o segundo dia. Também é a oportunidade de conhecer a roda-gigante FG Big Wheel e o Oceanic Aquarium, onde 27 recintos são o lar de 140 espécies de animais.

O passeio fica completo com uma passada na estátua Cristo Luz e uma visita ao Museu do Automóvel ou ao Museu da Imagem e do Som de Balneário Camboriú (MISBC). A Avenida Brasil e o Camelódromo do Centro são paradas necessárias para quem quer fazer compras.

Já à noite, a boa gastronomia recebe turistas com maestria. Sentar à beira da orla da Avenida Atlântica e pedir uma porção de frutos do mar, como camarão, peixe ou ostra, é um bom modo de relaxar. Há bares e restaurantes dos mais variados tipos, além de baladas e shows com grandes nomes, marca da agitada vida noturna local.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Itapema mantém nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro 2024

A classificação é um indicativo do desempenho robusto da economia do setor na cidade, conforme definido pelo Ministério do Turismo

Turismo

BC, Itapema e Bombinhas alcançam categoria A no mapa do turismo

Classificação posiciona os municípios no topo da lista de prioridades para a implementação de políticas públicas

Turismo

Eco Resort Colinas de Urubici terá lançamento nesta quinta

O projeto da CF Negócios Imobiliários, envolveu um investimento de R$ 31,8 milhões

Turismo

Primeiro Túnel de Vento do Sul do Brasil será construído em BC

Ao ser suspensa pelo fluxo de ar, a pessoa terá a sensação indescritível de estar voando

Mais notícias

Trânsito

Ponto de Parada e Descanso em SC completa um mês de operação com mais de 5 mil atendimentos

O PPD oferece uma estrutura completa para que os caminhoneiros cumpram suas horas de descanso obrigatórias sem custo adicional

Segurança

Nova fase da Operação Mensageiro apura indícios de corrupção em contratos

O MP protocolou a denúncia contra nove alvos da operação; prefeito e vice de São João do Itaperiú seguem presos