keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Surfistas de Itapema querem praia exclusiva durante temporada de tainha

A associação propõe a implementação de um sistema de bandeiras, que permitiria o surf em condições de mar agitado, um cenário menos propício para a pesca

WhatsApp Image 2024 05 07 at 15.35.25 Visor Notícias
Imagem Ilustrativa

A temporada de pesca da tainha, que restringe a prática de esportes náuticos na costa de Itapema de 1º de maio a 15 de julho, está enfrentando questionamentos por parte da comunidade surfista local. A Associação de Surf Amigos de Itapema (ASAI) está liderando um movimento para revisar a Lei Municipal 3878/2019, com o intuito de permitir a prática do surfe em pelo menos uma das praias da região durante o período.

Durante uma sessão na “Tribuna do Povo” na última terça-feira 30 de abril, Rafael Benetti, Diretor de Comunicação da ASAI, argumentou que a atual restrição impacta significativamente os surfistas sem necessariamente beneficiar a atividade pesqueira. A associação propõe a implementação de um sistema de bandeiras, que permitiria o surfe em condições de mar agitado, um cenário menos propício para a pesca, facilitando assim a coexistência das duas atividades.

Em 2022, a ASAI já havia manifestado essa preocupação por meio de um abaixo-assinado, reforçando a demanda por um equilíbrio entre a preservação da pesca artesanal e o acesso aos esportes náuticos. A proposta sugere que a liberação para surfar não apenas apoia o turismo local e o lazer, mas também respeita a tradição e a importância econômica da pesca de tainha.

A questão agora espera por deliberações adicionais das autoridades municipais, que precisarão considerar os impactos sociais, culturais e econômicos de qualquer ajuste na legislação vigente. A comunidade de Itapema, assim como visitantes e entusiastas do surfe, aguardam uma resolução que harmonize os interesses de todos os envolvidos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Utilidade Pública

Caixa autoriza Saque-Calamidade do FGTS a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

O saque pode ser feito por trabalhadores residentes em áreas afetadas por desastres naturais, conforme indicação das secretarias municipais de Defesa Civil

Utilidade Pública

Anac suspende venda de passagens para aeroporto de Porto Alegre

Passageiros que tiverem voos afetados pela suspensão não terão custos adicionais para remarcação ou cancelamento

Utilidade Pública

Empresa de SC dará auxílio moradia de até seis meses para profissionais vindos do RS

Empresa catarinense especializada em soluções para a construção civil abriu vagas para motorista de betoneira e operador de bomba nas cidades de Itajaí, Piçarras, Blumenau e Porto Belo

Utilidade Pública

CAIXA começa pagamento de R$ 4,45 bi em abono salarial para nascidos em maio e junho

Cerca de 4,4 milhões de trabalhadores receberão o benefício nesta quarta-feira (15)

Mais notícias

Segurança

Carro carregado de droga foge da PRF e se envolve em acidente

A perseguição aconteceu na manhã deste domingo na SC-418

Saúde

Veja como lidar com a Síndrome de Domingo antes de começar uma nova semana

O domingo é considerado o dia mais infeliz da semana, segundo um artigo da American Psychological Association