keyboard_backspace

Página Inicial

Política

STF derruba delação de Cabral que envolvia membros do Supremo

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

X
Arquivo/Antônio Cruz/Agência Brasil

Cabral x Judiciário

O Supremo Tribunal Federal derrubou a delação do ex-governador Sérgio Cabral, fechada com a Polícia Federal, na qual ele cita, sem rodeios, supostas negociatas do ministro Dias Toffoli, de Aécio Neves e outros políticos e togados. A Coluna apurou que Cabral só tem agenda de visitas com os citados para comprovações. Sua defesa insistia com a PF para abrir o inquérito, que, segundo conta, descobriria tudo se fosse a fundo. Cabral tem mais de 300 anos de condenação e muitos anos ainda a cumprir em regime fechado. Sua situação agora vai piorar. Além de continuar trancado na cela, no Rio, ele será alvo de processos na área cívil e criminal movidos pelo ministro Toffoli, a esposa do togado e um advogado suposto intermediador das vantagens indevidas por sentenças favoráveis a políticos, que o ex-governador citou. A família de Cabral está revoltada. Contam que a PF poderia abrir o inquérito com ou sem delação para avançar sobre o que ele contou.

Quem diria

Os ministros do STF, cuja maioria criticou tanto o MPF na Lava Jato, agora usam argumento para derrubar a delação de Cabral de que o MPF não validou as tentativas de acordo.

Ou seja..

.. É como cuspir num copo d’água quente e beber depois a água morna

Zona Sul

O deputado federal Dr. Luizinho assumiu a presidência do Progressistas do Rio de Janeiro já fazendo mudanças: a sede do partido sai do Centro para Botafogo.

Caldo entornou

Na Paraíba, há um movimento sigiloso para o atual governador João Azevedo (Cidadania) apoiar Lula contra Jair Bolsonaro. Já o PSDB não suporta o PT que tem como presidente estadual o deputado federal Pedro Cunha Lima, filho do ex-senador Cássio Cunha Lima. Ambos estão alinhados com o presidente Bolsonaro e o partido vai lançar candidatura própria no 1º turno.

Fora do páreo

Prestes a trocar o PSB pelo PT para disputar novamente o Governo da Paraíba, Ricardo Coutinho tornou-se inelegível pelo TSE, numa votação de 6×1 que não acolheu o recurso da defesa e poder concorrer a cargos políticos. Em 2014, ele havia sido condenado por abuso de poder econômico e político a oito anos.

#VotaKigali

Dia 2 de Junho, a Frente Parlamentar Ambientalista faz evento online sobre a Emenda de Kigali. O projeto chegou à Câmara dos Deputados há exatos 3 anos. De lá para cá, 120 países já ratificaram, comprometendo-se a reduzir os gases HFCs em aparelhos de ar condicionado, uma das principais pautas mundiais do Meio Ambiente. Por aqui, nada avançou.

Variantes

Portugal não registrou morte por Covid-19 nas últimas 48 horas, mas há mais de 500 infetados com o SARS-CoV-2, de acordo com o boletim divulgado pela Direção Geral da Saúde. Muitos brasileiros estão evitando voos que fazem escalas na terra mãe

Assistindo a tudo

De um leitor que mora em Lisboa: As manifestações do presidente Bolsonaro, com aglomerações públicas e ausência de máscaras, são interpretadas como uma agressão ao mundo e não apenas ao povo irmão. A imprensa européia passou do espanto à galhofa, comparando-os ao irracional. As autoridades fazem do silêncio obsequioso.

Mudinho

O ex-prefeito do Recife e atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco Geraldo Julio está no cargo há cinco meses e até o momento não utilizou a mídia para falar das atividades e programas de sua pasta. Usa sempre a secretária executiva Ana Paula Vilaça.

Respirando, por ora

Denunciado pela PF na compra de 500 “respiradores testados em porcos”, Geraldo Júlio está recluso. Um dossiê sobre a compra já chegou à CPI da Pandemia no Senado.

Lerner

Não é apenas um político que se foi. A morte do ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner deixou os paranaeses órfãos de um homem que idealizou e fez da capital referência ambiental no mundo, com parques e bosques em meio à selva de pedras, e a criação dos corredores BRT com inovadores estações de embarque.

Termômetro

O Brasil entra em declínio na praça. Neste maio, o Índice Nacional de Confiança do Consumidor alcançou 39,1 pontos, queda de 0,4 ponto em relação ao mês passado (29,5). Este é o 7º mês consecutivo de diminuição no grau de confiança do brasileiro.

Fonte: Visor Notícias

Política

Lula começa a fazer visitas no Nordeste

Leia na Coluna Esplanada desta sexta-feira (18) direto de Brasília

Política

Deputados voltam a discutir homeschooling em Brasília

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Política

Médico de Balneário Camboriú é convocado por engano para a CPI Covid no Senado

O requerimento de convocação foi apresentado pelo senador gaúcho do Progressistas, Luis Carlos Heinze

Política

PSDB deve ter debandada de filiados após aproximação de FHC com Lula

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Mais notícias

Coronavírus

“Arraiá da Vacinação” atrai moradores para imunização contra a Covid-19 em Itapema

Para se vacinar é necessário ter feito o pré-cadastro no site da Prefeitura de Itapema (www.itapema.sc.gov.br) e estar com documento de identificação e cartão SUS

Geral

Dez dias após enxurrada, Camboriú volta a registrar alagamentos

Dez dias depois da enxurrada que castigou a cidade de Camboriú, o município voltou a registrar alagamentos por conta das chuvas neste sábado (19). A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Camboriú e o […]