keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Sexta edição do Saragaço reuniu mais de 5 mil pessoas em Bombinhas

A tradicional festa de encerramento da pesca artesanal da tainha promoveu uma gincana com 35 provas

Tarrafear, limpar tainha e remar na canoa de um pau só. Essas foram algumas das provas que integraram a programação do VI Saragaço, realizado de 15 a 17 de julho, na praia de Bombinhas. Segundo a organização, mais de 5 mil pessoas passaram pelo evento.

A tradicional festa de encerramento da pesca artesanal da tainha promoveu uma gincana com 35 provas entre os ranchos, proporcionando uma confraternização entre pescadores, comunidade e turistas  Nesta sexta edição, participaram 14 ranchos de pesca dos municípios de Bombinhas, Porto Belo, Itapema e Balneário Camboriú. 

Pela primeira vez, o Rancho do Canto de Bombas se consagrou como campeão. Vitor Paulo da Silva, além de ser um dos donos do rancho, representa o interesse da nova geração. Com 25 anos, ele conta que ganhar o Saragaço é um sentimento inexplicável, mas poder manter viva a tradição é o que dá sentido a momentos como esse. “Eu e meu irmão somos de família tradicional da pesca e herdamos com muito amor essa cultura. Aprendemos os ensinamentos com os mais velhos e carregamos conosco a responsabilidade de seguir com essa tradição”, diz.

Para Telma Mafra, idealizadora do Sargaço, a festa busca valorizar os ranchos de pesca e fortalecer a pesca artesanal da tainha enquanto patrimônio cultural. “Nosso objetivo é preservar a tradição. Queremos incentivar e despertar nas novas gerações o interesse de dar continuidade na pesca artesanal”, explica.

O evento foi realizado pela Associação Saragaço e teve patrocínio diamante da Prefeitura de Bombinhas e Fundação Municipal de Cultura, por meio do edital Mestre Cantalício Rocha do Fundo Municipal de Cultura, e da Cooperativa Sicredi. Também contou com o investimento de mais 28 empresas, entre patrocinadores e apoiadores.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cultura e Lazer

Hugo Boss escolhe Balneário Camboriú para sua primeira loja da BOSS em SC

Abertura está prevista para o mês de outubro no Balneário Shopping

Cultura e Lazer

Projeto cultural realiza ações artísticas e ecológicas em Bombinhas e Balneário Camboriú

Iniciativa oferecerá oficinas gratuitas de compostagem e movimento, além de exibições de um doc-performance e bate-papo com o público

Cultura e Lazer

Zé Ramalho encanta público com sucessos no show no Expocentro

Cantor está percorrendo o Brasil com a turnê Show dos Sucessos, que comemora os 45 anos de carreira

Cultura e Lazer

Porto Belo recebe escultura que retrata impressões da cultura quilombola

Projeto teve como objetivo retratar por meio da pesquisa e da vivência artística o cotidiano e a cultura da comunidade quilombola Sertão Valongo

Mais notícias

Economia

11 dicas para presentear e agradar os papais sem gastar muito no Dia dos Pais

Separamos diversas opções que podem ser encontradas nas lojas do Fort Atacadista, como kits para churrasco, bebidas e itens do bazar; compras no atacarejo ainda garantem cupons para concorrer a 23 carros