keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Santa Catarina registra mais um caso suspeito de hepatite misteriosa

Os casos estão sendo investigados pelas Secretarias de Saúde Municipais de Itajaí e Balneário Camboriú

hepatie Visor Notícias
Foto: Divulgação/Pixabay

Santa Catarina registrou mais um caso suspeito de hepatite misteriosa. O primeiro foi em Itajaí, onde uma criança deu entrada no Hospital Pequeno Anjo. Ela já foi liberada na segunda-feira (9). Já o segundo caso em investigação é de uma adolescente de 16 anos, em Balneário Camboriú. Conforme a SES (Secretaria de Estado da Saúde), a menina apresentava quadro de hepatite aguda, inflamação do fígado, pele e olhos amarelados, náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal.

Segundo a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) do Estado, o paciente foi inicialmente avaliado em um hospital de Balneário Camboriú, no dia 5 de maio. O adolescente havia iniciado com os sintomas em 29 de abril, como: náuseas, vômito, sonolência, urina de cor escura e febre, além de alterações nas enzimas hepáticas evidenciadas nos exames laboratoriais. Ele aguarda resultado de exames para hepatite do tipo A, sendo negativo para os tipos B e C, além de outros exames complementares. O jovem não precisou ser internado e está sendo acompanhado em casa pela vigilância epidemiológica estadual e municipal.

Os casos foram atendidos conforme fluxo estabelecido na Nota de Alerta nº 07/2022 – CIEVS/DIVE/LACEN/SUV/SES/SC, notificados ao Ministério da Saúde pelo CIEVS. “Assim que tomamos conhecimento dos casos, seguimos o protocolo e informamos imediatamente ao Ministério da Saúde. Além desse procedimento, continuamos acompanhando e prestando apoio aos municípios na investigação dos casos notificados”, informou o médico infectologista do CIEVS, Fábio Gaudenzi. Em nível mundial, diversos estudos estão sendo realizados para verificar possíveis relações da doença com outros vírus.

Os casos estão sendo investigados pelas Secretarias de Saúde Municipais de Itajaí e Balneário Camboriú com apoio da DIVE e do LACEN/SC (Laboratório Central de Santa Catarina) para a realização dos exames laboratoriais necessários. Com informações do ND+.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

VÍDEO: Bebê gêmeo nasce empelicado em parto raro em Joinville

Com diferença de três minutos, a bebê Elisa nasceu empelicada em maternidade de Joinville

Saúde

Primeiros casos de febre do oropouche são registrados em Botuverá

Três pessoas com idades entre 18 e 40 anos foram diagnosticadas com a doença

Saúde, Segurança

Estudante de medicina fica em estado vegetativo após cirurgia em MG

Caso chegou ao Ministério Público de Minas Gerais e é investigado pela Polícia Civil

Saúde

Porto Belo utiliza cães para aprimorar processo terapêutico em pacientes autistas

O programa "Aumigos'' utiliza a Terapia Assistida por Cães (TAC), para aprimorar as abordagens terapêuticas destinadas a pacientes autistas

Saúde

Médio Vale do Itajaí receberá 47 mil doses de vacina contra a Dengue

Ampliação da vacinação contra a dengue em SC contempla 14 cidades da região

Mais notícias

Segurança

Trabalhador fica ferido ao cair de mezanino de galpão em Brusque

O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (26)

Eventos

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz

Entre os dias 30 de abril e 5 de maio, a gigante do setor alimentício marca presença na Fecarroz, em Massaranduba, no Vale do Itapocú