keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Santa Catarina quer ampliar até 12 anos vacinação contra a gripe

Medida é uma resposta à antecipação da circulação de vírus respiratórios no estado, incluindo o vírus da influenza

vacina 2 Visor Notícias
Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina encaminhou um pedido ao Ministério da Saúde para ampliar a faixa etária de crianças elegíveis para vacinação contra a gripe no Sistema Único de Saúde (SUS) para até 12 anos. Atualmente, o programa de vacinação inclui apenas crianças de 6 meses a 5 anos como grupo prioritário. A proposta, entregue na última terça-feira (23) à secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do ministério, Ethel Maciel, é uma resposta à antecipação da circulação de vírus respiratórios no estado, incluindo o vírus da influenza.

Segundo o ofício enviado pela secretária de Saúde catarinense, Carmen Zanotto, os dados atuais mostram uma tendência crescente nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com mais de 10% dos casos em Santa Catarina sendo causados pela influenza. A análise destaca que 40% desses casos ocorrem entre crianças de 6 meses a 12 anos, enquanto a mesma porcentagem é registrada entre idosos acima de 60 anos. Este aumento nos casos reforça a necessidade de ampliar a cobertura vacinal entre as crianças.

O documento também revela uma preocupante taxa de ocupação dos leitos de UTI neonatal e pediátrica no estado, com mais de 95% e 93% de ocupação, respectivamente. Seis das oito macrorregiões de saúde do estado estão com todos os leitos neonatais em uso, e três têm ocupação total nos leitos pediátricos. Esta situação alarmante sustenta o pedido de ampliação da faixa etária prioritária para vacinação contra a gripe, visando diminuir a pressão sobre os serviços de saúde de Santa Catarina.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Eduardo
Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Pessoas morrem com vírus altamente contagioso no Brasil

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) atinge principalmente crianças

Saúde

Itajaí expande vacinação contra gripe para toda a população

A vacinação ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município

Saúde

Menina de 4 anos morre de meningite bacteriana em cidade do Litoral Norte de SC

A criança, que estava internada desde o último sábado (27), teve morte cerebral decretada pelos médicos nesta quarta-feira (1º)

Saúde

Secretaria da Saúde libera vacina contra a gripe à população de SC maior de 6 meses de idade

O objetivo é reduzir o número de hospitalizações e casos graves da doença

Saúde

Blumenau começa vacinação contra a dengue na segunda-feira

Neste ano, 17 pessoas morreram por conta da doença em Blumenau

Mais notícias

Geral

Mais de 15 aeronaves partiram de Porto Belo transportando donativos ao RS

Quatro socorristas voluntários de Balneário Camboriú também embarcaram nesta missão e foram ajudar

Mundo

Veja a lista de produtos mais necessários para envio ao RS

Os pontos de coleta são na Marina Jet Life e no Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda