keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Santa Catarina é o quarto estado do país que mais consome GNV

Mais econômico e sustentável, consumo do combustível cresceu 13% no último ano

gas Visor Notícias

O relatório consolidado das associadas da ABEGÁS (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado) mostrou que Santa Catarina é o quarto estado do Brasil que mais consome GNV (Gás Natural Veicular), atrás apenas do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. Em novembro, o Estado consumiu 373.323 m³ por dia de GNV, um crescimento de 13% comparado ao mesmo período em 2020.

O relatório mostrou também que a SCGÁS é a terceira distribuidora do país com mais postos de combustíveis abastecidos, com 137 postos de GNV. Em 2021, mais de 3.000 motoristas converteram o carro e segundo o Denatran, 112.500 veículos rodam com o combustível no Estado. 

“O GNV é o combustível mais econômico em Santa Catarina e é vantajoso, principalmente, para os motoristas que rodam grandes distâncias, como motoristas de aplicativos e representantes comerciais. Nós vamos continuar ampliando os postos de abastecimento para levar GNV para novas regiões catarinenses. No próximo ano, de acordo com o orçamento da Companhia, iremos ligar 8 novos postos e, até 2025, a projeção é ligar 25 novos postos”, explica Ronaldo Macedo Lopes, engenheiro da gerência comercial industrial e veicular da SCGÁS.

Diferentemente dos combustíveis líquidos, a tarifa do GNV é regulada pela ARESC (Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Santa Catarina) e varia apenas duas vezes ao ano, em janeiro e julho. Atualmente, considerando os preços médios praticados dos combustíveis em novembro, com base no levantamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a competitividade do GNV é de 45% em relação à gasolina e de 59% quando comparado ao etanol.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Porto de São Francisco aumenta lucro em cinco vezes em um ano

Movimentação em 2023 chegou a 16,8 milhões de toneladas

Economia

Abertura do mercado livre para o Grupo B pode gerar economia de R$ 35 bi

Pesquisa revela que famílias e pequenas empresas podem se beneficiar da abertura do mercado para rede de baixa tensão

Economia

Banco Central destaca a importância da digitalização da moeda na redução do crime financeiro

A digitalização da moeda refere-se ao processo de converter o dinheiro físico, como cédulas e moedas, em uma forma eletrônica ou digital

Economia

Antecipação do 13º do INSS deve movimentar R$ 1,6 bilhão em SC

Primeira parcela deve ser paga a partir desta quarta-feira (24)

Mais notícias

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Geral

Reforma Tributária zera impostos em 15 itens da cesta básica

Outros 14 alimentos terão alíquota reduzida em 60%