keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Saiba como não cair em armadilhas na hora das compras de Natal – Veja as dicas do Imetro-SC

A compra de um brinquedo sem o selo do Inmetro, por exemplo, pode dar uma grande dor de cabeça aos pais e levar perigo aos filhos.

f151796c d610 45a1 b9c4 9d2c59ebe856 Visor Notícias

O fim de ano pode trazer boas oportunidades de compra, mas também ciladas para os consumidores. Geralmente distraídos pela lista de pendências a resolver e por preços muito atraentes, muitos clientes deixam de conferir a procedência dos produtos.

A compra de um brinquedo sem o selo do Inmetro, por exemplo, pode dar uma grande dor de cabeça aos pais e levar perigo aos filhos.

O presidente do IMETRO-SC (Instituto de Metrologia de Santa Catarina), Rudinei Floriano, alerta sobre o perigo de comprar produtos sem nota e de origem duvidosa.

“Não compre esse tipo de produto, o barato pode sair caro. Em primeiro lugar: por não respeitarem as regras do Inmetro, podem causar sérios danos às crianças – como queimaduras e outros. Assim, é fundamental só adquirir brinquedos com o Selo de Qualidade do Inmetro, respeitando a idade indicativa do brinquedo e solicitando a nota fiscal, pois, sem a nota, caso haja qualquer problema, será muito difícil encontrar o fornecedor e solicitar uma indenização”, recomenda ele.

No caso de bicicletas infantis, além dessas informações, observa-se a altura máxima do selim (assento), a presença de mensagens de alerta sobre riscos decorrentes do seu uso e a forma de evitá-los, além de detalhes sobre resistência mecânica, estabilidade e o sistema de freio.

Outro ponto importante é a frase de advertência “Não utilizar na via pública sem a supervisão de um adulto”, que deve constar de forma visível e legível na embalagem.

“A presença do Selo de Avaliação da Conformidade evidencia que os produtos passaram por ensaios químicos e mecânicos em laboratório e que atendem aos padrões de segurança, saúde e proteção ao meio ambiente. No entanto, a legislação envolve não só o Selo do Inmetro, mas uma série de regras cujo objetivo é garantir a segurança e a preservação da vida humana no momento da utilização do produto”, observa Floriano.

Fiscalização nos postos de combustíveis

Diante dos frequentes reajustes no preço da gasolina, além de pagar mais caro pelo combustível, o motoristas ainda pode estar sujeito a um outro problema: receber menos do que paga, mesmo com a bomba marcando a quantidade certa do litro comprado.

Trata-se de uma irregularidade chamada de “bomba baixa”, que, normalmente, só é detectada em fiscalizações de órgãos como o Procon, por exemplo. A “bomba-baixa” só pode ser considerada intencional quando há laudo técnico emitido por órgãos como o Ipem, Inmetro ou Polícia Civil, por exemplo.

O Imetro-SC tem feito operações de fiscalização por todas as regiões do Estado para coibir este tipo de ação contra o consumidor.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Porto de São Francisco aumenta lucro em cinco vezes em um ano

Movimentação em 2023 chegou a 16,8 milhões de toneladas

Economia

Abertura do mercado livre para o Grupo B pode gerar economia de R$ 35 bi

Pesquisa revela que famílias e pequenas empresas podem se beneficiar da abertura do mercado para rede de baixa tensão

Economia

Banco Central destaca a importância da digitalização da moeda na redução do crime financeiro

A digitalização da moeda refere-se ao processo de converter o dinheiro físico, como cédulas e moedas, em uma forma eletrônica ou digital

Economia

Antecipação do 13º do INSS deve movimentar R$ 1,6 bilhão em SC

Primeira parcela deve ser paga a partir desta quarta-feira (24)

Mais notícias

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Geral

Reforma Tributária zera impostos em 15 itens da cesta básica

Outros 14 alimentos terão alíquota reduzida em 60%