keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Redemoinho ‘dust devil’ é registrado em SC e causa pânico nos moradores

Circularam na internet vídeos curiosos de redemoinhos

Foto: Reprodução/ND+

Na quarta-feira (16) circularam na internet vídeos curiosos de redemoinhos registrados em Apiúna e Blumenau, no Vale do Itajaí. O fenômeno causou medo nos moradores. E as imagens viralizaram nas redes sociais. Conforme especialistas,

Na verdade, o que ocorreu em Apiúna e em Blumenau é um “dust devil”, ou redemoinho de poeira, muito comum em regiões desérticas. Em busca rápida na internet é possível encontrar diversos vídeos de redemoinhos semelhantes nos estados mais áridos dos Estados Unidos, por exemplo.

Eles são formados devido a diferença de pressão do ar que está sob a superfície da terra, mais quente, e uma camada de ar mais alta, consequentemente mais fria. O que acaba criando uma coluna de ar giratório.

Riscos

Segundo o meteorologista do AlertaBlu, Gabriel Cassol, não há motivo para a população se preocupar, já que o fenômeno dificilmente causa estragos graves.

“Estes redemoinhos costumam levantar poeira, partículas de aerossóis, materiais leves. É típico de ocorrer em dias quentes, com poucas nuvens e onde a umidade não está alta”, explica.

No entanto, Cassol afirma que há registro de redemoinhos com vento chegando a 100 km/h, mas este não é um cenário comum na região.  Importante ressaltar que os redemoinhos registrados na tarde desta quarta-feira (16) nas cidades do Vale do Itajaí não causaram danos materiais ou feriram pessoas.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Final de semana deve ser de sol e temperaturas amenas em SC

Não há previsão de ocorrências associadas às condições do tempo

Tempo

Serra catarinense registra primeira geada do inverno 2022

Em São Joaquim, que registrou -1,18ºC, houve geada no Vale do Caminhos da Neve

Tempo

Defesa Civil alerta para mar agitado com ondas de até 3 metros em SC

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para mar agitado que começou às 7h desta quarta-feira e deve terminar às 23h59

Tempo

Tornado atinge cidade catarinense e prejuízos chegam a R$10 milhões

Segundo informações, os prejuízos atingem R$10 milhões. Ao menos 50 edificações em áreas rurais foram destruídas com os ventos

Tempo

Frente fria avança em Santa Catarina durante a semana e traz chuva

Frente fria avança pelo estado na terça-feira (28), trazendo chuva

Mais notícias

Segurança

Vizinhos escutam gritos de socorro e descobrem que homem foi morto com 29 facadas

A vítima levou 29 facadas no corpo, a maioria na região do abdômen

Segurança

Policial mata a irmã a tiros e é presa pelo marido, que também é PM

Rhaillayne Oliveira de Mello, 23 anos, foi presa pelo próprio marido, que também é PM