keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

R3 Animal realiza soltura de 20 pinguins que foram resgatados em SC

Aves passaram por reabilitação desde que foram resgatadas no Estado

Nesta segunda-feira (3), foi realizada a  soltura de 20 pinguins- de-Magalhães (Spheniscus magellanicus). As aves foram resgatadas em praias catarinenses pela R3 Animal e pelas outras instituições executoras nos cinco trechos do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) no Estado. A reabilitação ocorreu no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal), em Florianópolis.

Este grupo é o primeiro a ser liberado desde o início da temporada anual de migração dos pinguins, iniciada em meados de outono e que vai até setembro, quando essas aves começam a fazer o caminho de volta até suas colônias na Patagônia/Argentina.  A presidente da Associação R3 Animal e coordenadora do PMP-BS, em Florianópolis, médica veterinária Cristiane Kolesnikovas, explica que os pinguins que encalham nas praias, em sua grande maioria, são animais juvenis, estão em seu primeiro ano de vida e encaram pela primeira vez a longa viagem de migração.

Como são inexperientes, é comum que alguns animais tenham dificuldade em se alimentar, se percam dos bandos e fiquem debilitados, encalhando nas praias. Também existem aqueles que interagem com petrechos de pesca. Mesmo não sendo fauna alvo de pesca eles podem ser capturados incidentalmente. É a chamada captura bycatch, ou seja, não intencional.  Todos os pinguins passaram por exames complementares, realizaram o teste de impermeabilização das penas e receberam um microchip com um número de identificação.

Dos 20 indivíduos, dois foram resgatados pela R3 Animal em praias de Florianópolis. Na região de Laguna, quatro foram resgatados pela equipe do PMP-BS/Udesc. O Instituto Australis resgatou um animal em Palhoça. No Trecho 4, executado pela Univali, foram resgatados sete pinguins e a Univille foi a responsável pelo resgate dos outros seis. Ainda estão em reabilitação 25 pinguins, tão logo estejam aptos, também voltarão para a natureza. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

MEC estende prazo de convocação do Fies após falhas técnicas

Estudantes vêm relatando demora excessiva na fila de espera e outros problemas técnicos

Geral

Família e amigos de Celso Cavanha realizam 2º Carreteiro Beneficente em Porto Belo

Evento ocorre em 16 de junho e busca arrecadar fundos para o tratamento

Geral

Sicredi Vale Litoral divulga ganhadores da Promoção Verão Premiado

Os prêmios foram valores em dinheiro e automóveis

Geral

Caminhão bate em carro e vai parar em cima de mureta; confira as fotos

O acidente ocorreu na madrugada desta sexta-feira (26), em Joinville

Geral

Incêndio em pousada deixa dez mortos; ainda há hospedes desaparecidos

A pousada situada em Porto Alegre, operava de forma irregular

Mais notícias

Segurança

Dois homens são presos por receptação e furto em Itapema

Foram furtados três televisores e um martelo rompedor

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR)