Página Inicial
PolíticaPropaganda eleitoral gratuita começa a ser veiculada em rádio e TV
A propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão dos candidatos que concorrem nas eleições municipais deste ano começou nesta sexta-feira (9) e segue até 12 de novembro. As inserções em bloco, que desde 2016 são […]

A propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão dos candidatos que concorrem nas eleições municipais deste ano começou nesta sexta-feira (9) e segue até 12 de novembro.
As inserções em bloco, que desde 2016 são exclusivas para candidatos a prefeito, ocorrem de segunda-feira a sábado. Na rádio, as primeiras inserções já foram ao ar entre as 7h e 7h10, e novas inserções ocorrem entre 12h e 12h10. Na televisão, os programas serão veiculados entre 13h e 13h10 e das 20h30 às 20h40.
Além dos blocos, as emissoras são obrigadas a reservar 70 minutos diários para a inserções de 30 a 60 segundos ao longo da programação, sempre entre as 5h e as 0h. Desse tempo, 42 minutos são para propaganda de candidatos a prefeito e 28 minutos para candidatos a vereador.
Do total de tempo da propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV, 90% é dividido entre os candidatos de modo proporcional à representatividade de seus partidos na Câmara dos Deputados. Apenas 10% é dividido igualmente entre os candidatos.
Pelas normas do Tribunal Superior Eleitoral, os candidatos e partidos são obrigados a colocar nas propagandas legenda oculta, janela com intérprete de Libras e audiodescrição, entre outros recursos.
São vedadas peças que possam degradar ou ridicularizar candidatos. Caberá à Justiça Eleitoral julgar os casos de violação a essa regra. Caso condenado, o candidato pode perder tempo de propaganda eleitoral gratuita. Também não é permitida nenhuma propaganda paga em rádio e TV.
Fonte: Agência Brasil
Notícias Relacionadas
Dois anos depois da tragédia de Brumadinho, MG tem 42 barreiras classificadas como alto risco
Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília
Campanha própria
Os gestores municipais também cobram, há dias, do chefe da pasta, Eduardo Pazuello, um cronograma de entrega das vacinas com estimativa mensal até o fim de 2021.
Carlos Villagrán, o Quico do Chaves, se candidata a governador no México
Villagrán faz parte do partido Querétaro Independiente, criado em 2017
Trump é banido do Facebook e Instagram um dia após invasão no Congresso dos EUA
A exclusão pode ser prolongada indefinidamente, segundo Mark Zuckerberg, diretor-executivo das plataformas
Eleições da Câmara e Senado movimentam a política em Brasília
Leia na Coluna Esplanada desta quinta-feira (07) direto de Brasília
Mais notícias
-
Prefeitura de Porto Belo abre Processo Administrativo Disciplinar para fiscais presos por suborno
-
Secretaria de Educação de Itapema faz pesquisa sobre retorno às aulas
-
Crime bárbaro: mãe tem surto, arranca língua e os olhos da filha de 5 anos com tesoura
-
Sicredi inaugura agência no bairro Perequê, em Porto Belo
-
Vídeo: Peru separa briga de galinhas em SC
-
Mãe é presa rezando depois de matar a filha de cinco anos com tesoura