keyboard_backspace

Página Inicial

Educação

Professores de Piçarras passam por capacitação sobre autismo

Iniciativa da Semel conta com a parceria da Associação de Apoio aos Autistas de Balneário Piçarras (AMA)

Cerca de 30 professores das escolinhas da Secretaria de Esportes e Lazer (Semel) e da rede municipal de Educação da prefeitura de Balneário Piçarras participaram neste sábado, 16, da capacitação “Conhecendo o Autismo”, promovida pela Associação de Apoio aos Autistas de Balneário Piçarras (AMA). O encontro foi no plenário da Câmara de Vereadores, no período da manhã. 

A psicóloga Luiza Ferreira, voluntária da AMA, foi quem conversou com os professores na manhã deste sábado. Luiza explicou que a intenção é capacitar e deixar os educadores físicos preparados para receber e auxiliar crianças autistas.

“Eu percebo que iniciativas como essa da AMA são importantes porque hoje em dia o conhecimento sobre autismo ainda é muito elitizado. As pessoas que têm mais acesso a serviços e mais recursos financeiros têm mais facilidade. Então o objetivo da AMA tem sido a disseminação do conhecimento”, ponderou Luiza.

Antes do encontro, os professores responderam a um questionário organizado pela psicóloga. Segundo ela, mais 60% dos profissionais da Semel apresentaram muitas dúvidas acerca do autismo e como atuar dentro do ambiente esportivo e escolar. O foco da capacitação foi o ensino de habilidades, já que a pessoa com autismo demanda um metodologia de trabalho diferente.

“Essa capacitação servirá para a gente implementar novas práticas de desenvolvimento de atividades com as crianças autistas”, comentou o secretário de Esportes e Lazer de Balneário Piçarras, Ubiratan de Andrade Júnior.

O autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou simplesmente autismo, é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos.

Estima-se que a cada 30 pessoas, uma é autista. Por isso é muito importante conhecer os sinais que se manifestam desde os primeiros anos de vida. O autismo não é uma doença e, sim, um transtorno causado pelo desenvolvimento do cérebro ocorrer de forma diferente. O diagnóstico e a intervenção precoce são essenciais para um melhor desenvolvimento do indivíduo autista e sua inclusão na sociedade, viabilizando uma vida com mais autonomia e possibilidades.

“Pra gente é uma grande alegria poder participar dessa capacitação em parceria com o governo municipal, trazendo um pouco de informação para ajudar a desmistificar todos os aspectos do autismo e deixar, de fato, toda sociedade mais capacitadas em todos os ambientes”, disse Adriana Nascimento, presidente da AMA de Balneário Piçarras.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Educação

Balneário Camboriú cancela aulas nesta quarta-feira

A decisão foi tomada após reunião com a Defesa Civil

Educação

Itajaí inaugura dois novos Centros de Educação Infantil nesta semana

São quase 300 novas vagas oportunizadas nas comunidades dos bairros Campeche e São Vicente

Educação

Itajaí oferece 750 vagas gratuitas em cursos de Qualificação Profissional e Idiomas

Inscrições podem ser realizadas até domingo (17) pelo site da FEAPI

Educação

Alunos de Itapema são premiados pela Olimpíada Brasileira de Matemática

A Prefeita Nilza Simas, fez questão de prestigiar o momento

Educação

Investimento de R$ 9,18 milhões garante entrega de mais 2.096 computadores para escolas de SC

O investimento do Governo de Santa Catarina para a aquisição dos computadores é de R$ 9,18 milhões

Mais notícias

Geral

Pousada no Alto Vale abre as portas para pets com mimos especiais no mês de agosto

Pousada Pedras Rollantes, em Alfredo Wagner, tem ação especial para pets no mês de agosto