keyboard_backspace

Página Inicial

Educação

Professores de Piçarras passam por capacitação sobre autismo

Iniciativa da Semel conta com a parceria da Associação de Apoio aos Autistas de Balneário Piçarras (AMA)

71F122BB C377 40D8 9CBC 9C0D646AE04C Visor Notícias

Cerca de 30 professores das escolinhas da Secretaria de Esportes e Lazer (Semel) e da rede municipal de Educação da prefeitura de Balneário Piçarras participaram neste sábado, 16, da capacitação “Conhecendo o Autismo”, promovida pela Associação de Apoio aos Autistas de Balneário Piçarras (AMA). O encontro foi no plenário da Câmara de Vereadores, no período da manhã. 

A psicóloga Luiza Ferreira, voluntária da AMA, foi quem conversou com os professores na manhã deste sábado. Luiza explicou que a intenção é capacitar e deixar os educadores físicos preparados para receber e auxiliar crianças autistas.

“Eu percebo que iniciativas como essa da AMA são importantes porque hoje em dia o conhecimento sobre autismo ainda é muito elitizado. As pessoas que têm mais acesso a serviços e mais recursos financeiros têm mais facilidade. Então o objetivo da AMA tem sido a disseminação do conhecimento”, ponderou Luiza.

Antes do encontro, os professores responderam a um questionário organizado pela psicóloga. Segundo ela, mais 60% dos profissionais da Semel apresentaram muitas dúvidas acerca do autismo e como atuar dentro do ambiente esportivo e escolar. O foco da capacitação foi o ensino de habilidades, já que a pessoa com autismo demanda um metodologia de trabalho diferente.

“Essa capacitação servirá para a gente implementar novas práticas de desenvolvimento de atividades com as crianças autistas”, comentou o secretário de Esportes e Lazer de Balneário Piçarras, Ubiratan de Andrade Júnior.

O autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou simplesmente autismo, é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos.

Estima-se que a cada 30 pessoas, uma é autista. Por isso é muito importante conhecer os sinais que se manifestam desde os primeiros anos de vida. O autismo não é uma doença e, sim, um transtorno causado pelo desenvolvimento do cérebro ocorrer de forma diferente. O diagnóstico e a intervenção precoce são essenciais para um melhor desenvolvimento do indivíduo autista e sua inclusão na sociedade, viabilizando uma vida com mais autonomia e possibilidades.

“Pra gente é uma grande alegria poder participar dessa capacitação em parceria com o governo municipal, trazendo um pouco de informação para ajudar a desmistificar todos os aspectos do autismo e deixar, de fato, toda sociedade mais capacitadas em todos os ambientes”, disse Adriana Nascimento, presidente da AMA de Balneário Piçarras.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Educação

Programa Pé-de-Meia libera 2ª parcela para nascidos em janeiro e fevereiro

A iniciativa tem como objetivo apoiar estudantes de 14 a 24 anos, de baixa renda

Educação

Santa Catarina deve ampliar ensino da língua italiana nas escolas

Atualmente, somente a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) oferece um curso de licenciatura em italiano

Educação

Univali lança aplicativo gratuito para introduzir crianças à ciência

Ferramenta educativa “Cientistas para Colorir” já está disponível para download

Educação

Professores da rede estadual entram em greve nesta terça-feira em SC

As mobilizações pelo Estado começaram na manhã desta terça-feira (23)

Educação

Projeto Roda-Roda leva peça de teatro às escolas municipais de Itapema

Espetáculo sobre ancestralidade é apresentado para alunos do ensino fundamental

Mais notícias

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Geral

Reforma Tributária zera impostos em 15 itens da cesta básica

Outros 14 alimentos terão alíquota reduzida em 60%