keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Portaria regulamenta produção da Morcela Branca em Santa Catarina

Estabelecimentos catarinenses que produzem a Morcela Branca – embutido de carne, pele e miúdos suínos – têm um bom motivo para comemorar. O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, […]

D4C76059 0440 4B9E B7C1 2413034DAF3F Visor Notícias

Estabelecimentos catarinenses que produzem a Morcela Branca – embutido de carne, pele e miúdos suínos – têm um bom motivo para comemorar. O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural (SAR) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), regulamentou a Morcela Branca através da Portaria SAR nº 33/2020, de 21 de outubro de 2020.

A Portaria aprovada pela SAR, que trata da Norma Interna Regulamentadora do produto, é resultado de um projeto desenvolvido pela Cidasc que, por meio de estudos técnico-científicos, em parceria com estabelecimentos que possuem o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), buscou identificar os critérios para a sua regulamentação no Estado.

De acordo com o Secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa, a regulamentação é uma medida geradora de efeitos positivos para todos os envolvidos da cadeia produtiva.

“Atendemos a mais uma reivindicação antiga do setor, tenho certeza de que o ganho será em vários aspectos, como qualidade e inocuidade do produto, melhoria dos processos de produção e expansão da comercialização. Nós, como Governo, estamos estimulando a produção através da regulamentação. Nosso objetivo é assegurar a sanidade, a qualidade, a origem e a inocuidade dos produtos destinados ao consumo. Quem ganha com todo esse trabalho é o consumidor”, ressalta.

O projeto foi desenvolvido por profissionais que atuam no Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp), por meio de uma  Comissão de Intitulação – Comissão de Identidade e Qualidade de Produtos de Origem Animal (Comissão PIQ-POA) – e visa contribuir com a valorização e regulamentação de produtos tradicionais produzidos em Santa Catarina, buscando o resgate histórico de produtos catarinenses e o seu reconhecimento por meio de normativas. Isso torna mais ágil o registro deste produto pelos estabelecimentos, fato extremamente positivo para as agroindústrias e para o serviço público.

Para o gestor do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o médico veterinário Jader Nones, estabelecer a identidade e os requisitos mínimos de qualidade para produção do Embutido de Carne, Pele e Miúdos Suínos (Morcela Branca) no Estado de Santa Catarina atesta o compromisso da Cidasc com o setor e com os consumidores.

“A regulamentação é fruto do trabalho de todos os envolvidos na cadeia produtiva, especialmente do trabalho da Comissão PIQ-POA, que se dedicou frente a estudos e pesquisas”, reconhece.

A Cidasc, por meio do Deinp, convida todos os consumidores a provarem esta iguaria, lembrando que todos os produtos de origem animal, para serem consumidos, devem ser devidamente inspecionados.

Prazo para regulamentação

Os estabelecimentos terão o prazo de 120 (cento e vinte) dias para se adequarem à Norma Interna Regulamentadora do Embutido de Carne, Pele e Miúdos Suínos (Morcela Branca), a contar de sua publicação no Diário Oficial do Estado.

A expectativa, segundo Nones, é que todos os estabelecimentos se adequem dentro do prazo, já que a regulamentação é uma necessidade da Cidasc e uma demanda do próprio setor produtivo.

Sobre o produto

Considera-se Embutido de Carne, Pele e Miúdos Suínos (Morcela Branca), o produto cárneo industrializado, obtido exclusivamente de carne suína, pele e miúdos de suínos, adicionado de ingredientes, embutido em envoltório natural ou artificial, submetido a processo tecnológico e tratamento térmico adequado, sendo o processo de defumação opcional, classificado como produto submetido ao tratamento térmico por cocção.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Porto de São Francisco aumenta lucro em cinco vezes em um ano

Movimentação em 2023 chegou a 16,8 milhões de toneladas

Economia

Abertura do mercado livre para o Grupo B pode gerar economia de R$ 35 bi

Pesquisa revela que famílias e pequenas empresas podem se beneficiar da abertura do mercado para rede de baixa tensão

Economia

Banco Central destaca a importância da digitalização da moeda na redução do crime financeiro

A digitalização da moeda refere-se ao processo de converter o dinheiro físico, como cédulas e moedas, em uma forma eletrônica ou digital

Economia

Antecipação do 13º do INSS deve movimentar R$ 1,6 bilhão em SC

Primeira parcela deve ser paga a partir desta quarta-feira (24)

Mais notícias

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Geral

Reforma Tributária zera impostos em 15 itens da cesta básica

Outros 14 alimentos terão alíquota reduzida em 60%