Página Inicial
GeralPapa Francisco fez gesto de despedida para enfermeiro antes de morrer, diz Vaticano
Papa Francisco acenou para o enfermeiro antes de perder a consciência; ele morreu após AVC e parada cardíaca, um mês após alta da pneumonia

O Papa Francisco fez um gesto de despedida com a mão para seu enfermeiro pessoal pouco antes de morrer, informou nesta terça-feira (22) o canal oficial de notícias do Vaticano. Segundo o comunicado, o pontífice começou a apresentar sinais de uma doença súbita por volta das 5h30 da manhã de segunda-feira (21), horário local, cerca de duas horas antes de morrer.
De acordo com o Vaticano, Francisco “não sofreu, porque tudo aconteceu muito rápido”. O enfermeiro Massimiliano Strappetti, que cuidava do papa 24 horas por dia, foi a última pessoa a quem ele se dirigiu com um aceno, antes de perder a consciência.
O papa morreu aos 88 anos em seu apartamento na Casa de Santa Marta, após sofrer um AVC seguido de parada cardíaca. Francisco estava em recuperação de uma pneumonia bilateral, que o deixou internado por 38 dias entre fevereiro e março. Ele havia recebido alta um mês antes.

Mesmo debilitado, o pontífice insistiu em continuar cumprindo sua agenda. No Domingo de Páscoa, contrariando orientações médicas, fez questão de dar uma volta de papamóvel na Praça de São Pedro, onde foi ovacionado por cerca de 35 mil fiéis. Durante o trajeto, Francisco abençoou crianças e cumprimentou o público, num gesto que, segundo o Vaticano, refletia seu desejo de “abraçar o povo uma última vez”.
Entre suas últimas palavras, o papa agradeceu a Strappetti por tê-lo ajudado a participar do passeio de Páscoa. O funeral do pontífice será realizado no Vaticano, com cerimônia prevista para os próximos dias.
Quer receber as notícias em tempo real?
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
