keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Operação da Polícia Civil em São José investiga fraude em licitação

A operação tem o intuito de investigar a prática do crime de frustração do caráter competitivo de licitação, ocorrido em 2023

WhatsApp Image 2024 03 26 at 7.27.45 AM 1 Visor Notícias
Foto: Polícia Civil/ Divulgação

A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção e Crimes contra o Patrimônio Público – DECOR/DEIC, realizou na manhã desta terça-feira (26), o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão, emitidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de São José.

A operação teve como objetivo investigar a suspeita de frustração do caráter competitivo de licitação ocorrida em 2023, na Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito de São José.

O pregão eletrônico visava contratar uma empresa especializada para executar serviços de fabricação, instalação, manutenção e reforma de abrigos de passageiros de ônibus do sistema de transporte coletivo do município. No entanto, durante as investigações, descobriu-se que o engenheiro responsável técnico da empresa vencedora também era servidor da Prefeitura Municipal e desempenhou o papel de fiscal do contrato.

Diante das evidências de direcionamento e favorecimento à empresa vencedora, a Polícia Civil abriu um inquérito policial e solicitou os mandados de busca e apreensão, que foram executados nesta manhã.

O servidor envolvido foi exonerado da Prefeitura assim que o caso veio à tona, e outro engenheiro que atuou na fiscalização do contrato também foi desligado da municipalidade pouco tempo depois.

Além disso, foi descoberto que uma servidora terceirizada tentou formatar o computador usado pelo principal investigado logo após sua exoneração, possivelmente para destruir provas.

Os dois engenheiros, a proprietária da empresa e a servidora terceirizada foram alvos dos mandados de busca e apreensão.

Documentos e dispositivos eletrônicos foram confiscados e serão periciados e analisados para esclarecer os fatos e identificar a possível participação de outras pessoas envolvidas.

A Operação contou com a participação da Diretoria da DEIC, da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção, da 1ª e 2ª DECOR, sob coordenação da equipe de investigação da DECOR/DEIC.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Dois homens são presos por receptação e furto em Itapema

Foram furtados três televisores e um martelo rompedor

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR)

Segurança

Rua do bairro Morretes tem trânsito alterado e mudança deixa motoristas confusos em Itapema

Adoção do sistema binário em Morretes é uma tentativa de descomplicar o tráfego nas ruas estreitas do bairro

Segurança

Trabalhador fica ferido ao cair de mezanino de galpão em Brusque

O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (26)

Mais notícias

Segurança

Dois homens são presos por receptação e furto em Itapema

Foram furtados três televisores e um martelo rompedor

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR)