keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Ônibus intermunicipais ficarão mais caros em Santa Catarina

Reajuste se dá, principalmente, pelo aumento do Diesel e dissídio coletivo

16577377170580 Visor Notícias
Fernanda Kleinebing/ Agência Adjori/SC de Jornalismo

O preço das passagens de ônibus intermunicipais ficarão mais caras em Santa Catarina a partir do mês de agosto. O reajuste nas passagens foi autorizado na semana passada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc). Os reajustes variam entre 11% e 17%.

As empresas de transporte intermunicipais não tinham reajuste desde 2019. Nos contratos de concessão estão previstos reajustes anuais e extraordinários, como é o caso deste último aumento. “Nós temos critérios pro reajuste acontecer, eles são definidos através de uma resolução, de uma metodologia, que foi submetida a uma avaliação da comunidade”, explica o presidente da Aresc, João Carlos Grando.

Segundo a Agência Reguladora, o valor do diesel utilizado pelos transportes está entre os principais motivos do aumento. Em junho, o combustível aumentou 10% e já está mais caro que a gasolina. Os dissídios coletivos dos trabalhadores também afetaram os preços em Santa Catarina.

Grando explica ainda que o percentual de aumento é calculado individualmente para cada empresa. “Não foi concedido um reajuste coletivo e sim um reajuste individualizado, onde cada empresa apresenta seus balanços pra agência. Através desses balanços a gente consegue analisar o impacto efetivo que esses custos de diesel, de mão de obra tem no resultado da empresa”, finaliza ele.

De acordo com o presidente, caso o Diesel tenha redução significativa de preços, pode ocorrer outro reajuste extraordinário no preço das passagens, desta vez, diminuindo os custos para a população.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Porto de São Francisco aumenta lucro em cinco vezes em um ano

Movimentação em 2023 chegou a 16,8 milhões de toneladas

Economia

Abertura do mercado livre para o Grupo B pode gerar economia de R$ 35 bi

Pesquisa revela que famílias e pequenas empresas podem se beneficiar da abertura do mercado para rede de baixa tensão

Economia

Banco Central destaca a importância da digitalização da moeda na redução do crime financeiro

A digitalização da moeda refere-se ao processo de converter o dinheiro físico, como cédulas e moedas, em uma forma eletrônica ou digital

Economia

Antecipação do 13º do INSS deve movimentar R$ 1,6 bilhão em SC

Primeira parcela deve ser paga a partir desta quarta-feira (24)

Mais notícias

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Geral

Reforma Tributária zera impostos em 15 itens da cesta básica

Outros 14 alimentos terão alíquota reduzida em 60%