keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Ônibus intermunicipais ficarão mais caros em Santa Catarina

Reajuste se dá, principalmente, pelo aumento do Diesel e dissídio coletivo

Fernanda Kleinebing/ Agência Adjori/SC de Jornalismo

O preço das passagens de ônibus intermunicipais ficarão mais caras em Santa Catarina a partir do mês de agosto. O reajuste nas passagens foi autorizado na semana passada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc). Os reajustes variam entre 11% e 17%.

As empresas de transporte intermunicipais não tinham reajuste desde 2019. Nos contratos de concessão estão previstos reajustes anuais e extraordinários, como é o caso deste último aumento. “Nós temos critérios pro reajuste acontecer, eles são definidos através de uma resolução, de uma metodologia, que foi submetida a uma avaliação da comunidade”, explica o presidente da Aresc, João Carlos Grando.

Segundo a Agência Reguladora, o valor do diesel utilizado pelos transportes está entre os principais motivos do aumento. Em junho, o combustível aumentou 10% e já está mais caro que a gasolina. Os dissídios coletivos dos trabalhadores também afetaram os preços em Santa Catarina.

Grando explica ainda que o percentual de aumento é calculado individualmente para cada empresa. “Não foi concedido um reajuste coletivo e sim um reajuste individualizado, onde cada empresa apresenta seus balanços pra agência. Através desses balanços a gente consegue analisar o impacto efetivo que esses custos de diesel, de mão de obra tem no resultado da empresa”, finaliza ele.

De acordo com o presidente, caso o Diesel tenha redução significativa de preços, pode ocorrer outro reajuste extraordinário no preço das passagens, desta vez, diminuindo os custos para a população.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

11 dicas para presentear e agradar os papais sem gastar muito no Dia dos Pais

Separamos diversas opções que podem ser encontradas nas lojas do Fort Atacadista, como kits para churrasco, bebidas e itens do bazar; compras no atacarejo ainda garantem cupons para concorrer a 23 carros

Economia

Construção Civil ajudou Navegantes a ter recorde de novos empregos

Setor gerou um saldo de 854 novos empregos entre janeiro e junho

Economia

Jovens ganham incentivo a ingressar no Setor Agrícola em Santa Catarina

Programa Jovem Agricultor(a) foi uma iniciativa de uma estudante do Planalto Norte Catarinense

Economia

Etanol pode ter redução de R$ 0,19 por litro

Resolução foi encaminhada ao Ministério de Minas e Energia

Mais notícias

Segurança

Empresária e mãe de uma filha de 10 anos; mulher morre após cair com carro em rio

A vítima era conhecida por ser proprietária de uma gráfica na cidade de Pomerode

Segurança

Criança autista de 3 anos morre após amamentação em Penha

Segundo informações, a mãe da criança amamentou a pequena e em seguida colocou ela para dormir no quarto