keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Livro ‘Antônio e o Boi’ já está disponível nas plataformas digitais

Contemplada pelo Edital Elisabete Anderle, obra de Tábata Torres homenageia o folguedo do Boi de mamão

X
Foto: Divulgação

Lançada nesta quinta-feira (10), a obra infantil  “Antônio e o Boi”, da autora Tábata Torres, celebra a cultura popular regional e proporciona a inclusão, com versões para deficientes visuais e auditivos, além de ilustrações pensadas para crianças daltônicas. O livro traz como tema o folguedo do Boi de mamão ao contar a história de amizade entre o menino Antônio e seu boi de estimação.  O evento aconteceu de forma on-line, através de uma live no Instagram da autora (@ta.teconto). Durante o lançamento, Tábata apresentou o exemplar físico e divulgou as versões virtuais: em audiolivro, em audiolivro com audiodescrição e em vídeo com intérprete de libras. Todos estão disponíveis de forma gratuita. 

A obra literária busca conectar crianças com os costumes e tradições do litoral catarinense, para incentivar, desde a infância, o conhecimento e a valorização da sua identidade. “É importante para a própria comunidade se identificar, ter orgulho das suas origens”, relata Tábata. 

O projeto surgiu em 2017, quando a autora encontrou dificuldade em explicar a manifestação do Boi de mamão para seu filho, na época com 5 anos. “Por muito tempo procurei livros infantis para que meu filho entendesse o que era toda aquela encenação do folguedo do Boi de mamão, mas só encontrei obras com versos, poesias e rimas, sem uma história com início, meio e fim”, explica. 

O livro é resultado do projeto contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura de 2020, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina. Também conta com patrocínio de Lily Empreendimentos e GK Empreendimentos. Para fortalecer a proteção e salvaguarda do patrimônio cultural do estado de Santa Catarina, 50% dos exemplares físicos serão doados para instituições culturais dos municípios do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) e da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri). 

Folguedo do Boi de mamão

O folguedo do Boi de mamão é uma das principais manifestações da cultura popular do litoral de Santa Catarina. Através de brincadeiras, danças e encenações, a história gira em torno da morte e ressurreição do boi. Durante a apresentação, outros personagens, como o Mateus, o cavalinho, a cabrinha, a Maricota e a Bernunça, vão sendo chamados pelos cantadores por meio de versos de improviso. É um auto popular que encanta crianças e adultos, ao envolver a comunidade na folia. Tem raízes culturais espanholas, africanas e lusitanas, introduzidas pelos povos de origem açoriana que ocuparam a faixa litorânea do estado.

Como adquirir o livro físico  Os interessados em adquirir o livro devem preencher o formulário disponível no link: https://tateconto.com.br/antonioeoboi. As pessoas que constam na lista terão prioridade em receber um exemplar. As quantidades são limitadas, e quando as cotas forem atingidas, será enviado o e-book. Sendo assim, a inscrição não garante o recebimento do livro físico, mas garante a obra virtual.

Fonte: Visor Notícias

Cultura e Lazer

Bosque da Esperança de Itapema ganha fonte especial

Novo local promete ser mais um ponto de visitação de moradores e turistas

Cultura e Lazer

Apresentador Fausto Silva é internado e deixa de gravar programa na Globo pela primeira vez em 33 anos

Gravação do seu programa deste próximo domingo, na Globo, marcada para amanhã, sexta, teve que ser cancelada

Cultura e Lazer

William Bonner diz que vai fazer um anúncio no Jornal Nacional desta quinta-feira

Fãs especulam saída do apresentador da bancada do Jornal Nacional

Mais notícias

Segurança

Acidente entre moto e carro em Porto Belo mata morador de Itapema

Motociclista retornava do trabalho quando se envolveu no acidente

Mundo

Baleia jubarte ‘engole’ pescador e depois o cospe vivo

Ele estima que ficou na boca da baleia por 30 a 40 segundos