keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Livro ‘Antônio e o Boi’ já está disponível nas plataformas digitais

Contemplada pelo Edital Elisabete Anderle, obra de Tábata Torres homenageia o folguedo do Boi de mamão

Livro Antonio e o Boi 4 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Lançada nesta quinta-feira (10), a obra infantil  “Antônio e o Boi”, da autora Tábata Torres, celebra a cultura popular regional e proporciona a inclusão, com versões para deficientes visuais e auditivos, além de ilustrações pensadas para crianças daltônicas. O livro traz como tema o folguedo do Boi de mamão ao contar a história de amizade entre o menino Antônio e seu boi de estimação.  O evento aconteceu de forma on-line, através de uma live no Instagram da autora (@ta.teconto). Durante o lançamento, Tábata apresentou o exemplar físico e divulgou as versões virtuais: em audiolivro, em audiolivro com audiodescrição e em vídeo com intérprete de libras. Todos estão disponíveis de forma gratuita. 

A obra literária busca conectar crianças com os costumes e tradições do litoral catarinense, para incentivar, desde a infância, o conhecimento e a valorização da sua identidade. “É importante para a própria comunidade se identificar, ter orgulho das suas origens”, relata Tábata. 

O projeto surgiu em 2017, quando a autora encontrou dificuldade em explicar a manifestação do Boi de mamão para seu filho, na época com 5 anos. “Por muito tempo procurei livros infantis para que meu filho entendesse o que era toda aquela encenação do folguedo do Boi de mamão, mas só encontrei obras com versos, poesias e rimas, sem uma história com início, meio e fim”, explica. 

O livro é resultado do projeto contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura de 2020, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina. Também conta com patrocínio de Lily Empreendimentos e GK Empreendimentos. Para fortalecer a proteção e salvaguarda do patrimônio cultural do estado de Santa Catarina, 50% dos exemplares físicos serão doados para instituições culturais dos municípios do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) e da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri). 

Folguedo do Boi de mamão

O folguedo do Boi de mamão é uma das principais manifestações da cultura popular do litoral de Santa Catarina. Através de brincadeiras, danças e encenações, a história gira em torno da morte e ressurreição do boi. Durante a apresentação, outros personagens, como o Mateus, o cavalinho, a cabrinha, a Maricota e a Bernunça, vão sendo chamados pelos cantadores por meio de versos de improviso. É um auto popular que encanta crianças e adultos, ao envolver a comunidade na folia. Tem raízes culturais espanholas, africanas e lusitanas, introduzidas pelos povos de origem açoriana que ocuparam a faixa litorânea do estado.

Como adquirir o livro físico  Os interessados em adquirir o livro devem preencher o formulário disponível no link: https://tateconto.com.br/antonioeoboi. As pessoas que constam na lista terão prioridade em receber um exemplar. As quantidades são limitadas, e quando as cotas forem atingidas, será enviado o e-book. Sendo assim, a inscrição não garante o recebimento do livro físico, mas garante a obra virtual.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cultura e Lazer

Futuro de construção de 1907 em Florianópolis será discutido nesta sexta

Até 1964, a edificação abrigou trabalhadores que fabricavam navios e estaleiros; depois o local foi abandonado e palco de homicídio

Cultura e Lazer

Festival do Mar em Bombinhas recebeu mais de 90 mil pessoas em cinco dias de evento

Uma grande estrutura foi montada no bairro de Canto Grande para receber o público

Cultura e Lazer

Rick & Renner agitam público na Praça da Paz durante festa do 62° aniversário de Itapema

A dupla concluiu a semana de festividades com grandes sucessos dos 38 anos de carreira

Cultura e Lazer, Eventos

FG Big Wheel homenageia o cartunista Ziraldo em comemoração ao Dia Mundial da Criatividade

Roda Gigante projeta a imagem do famoso ‘Menino Maluquinho’ neste fim de semana

Cultura e Lazer

Victor e Léo cancelam show na Festa do Pinhão e atração surpresa é anunciada

Notícia pegou os fãs de surpresa e gerou uma rápida mobilização nas redes sociais

Mais notícias

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Geral

Reforma Tributária zera impostos em 15 itens da cesta básica

Outros 14 alimentos terão alíquota reduzida em 60%